Notícias em destaque

Ontem e hoje, 1 e 2 de outubro, a Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do Instituto Central do HC e o Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP recebem 40 pesquisadores de 34 hospitais distribuídos pela Argentina, Chile e demais estados brasileiros na FMUSP para treinamento nos procedimentos do projeto ACLARA.

O projeto ACLARA é um consórcio de pesquisa em cirrose, patrocinado pela Fundação Europeia para o Estudo da Falência Hepática (EF-CLIF), com sede na cidade de Barcelona, Espanha. Ele conta com a participação de 56 hospitais de oito países. Os coordenadores brasileiros do projeto são: Prof. Flair Carrilho, titular do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e diretor da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica, o Prof. Richard Moreau, do Centro de Pesquisa sobre Inflamação, de Paris e o Prof. Alberto Farias, diretor do projeto e professor associado da FMUSP. Participam também, os representantes da EF-CLIF, Anna Bosch, Cristina Sanchez, Joan Clarià e Marco Pavese.

O objetivo do estudo multicêntrico é investigar os fatores precipitantes e os aspectos clínicos de uma complicação especifica da cirrose, a falência hepática aguda sobre crônica (também conhecida pela sigla ACLF), condição que tem se revelado grande problema de saúde pública mundial pela sua elevada frequência e mortalidade.  “A utilização de tecnologia de ponta de Biologia de Sistemas permitirá avançar no entendimento dos mecanismos moleculares dessa grave condição e no futuro melhorar o tratamento dos pacientes”, explicou o Prof. Alberto Farias.

A cirrose é a 7ª causa de morte de adultos no mundo. Ela acomete homens e mulheres, na faixa de 40 a 55 anos, em sua maioria. Na população latino-americana, a doença é mais frequente e a mortalidade é maior, se comparada com a população europeia.