A Faculdade de Medicina da USP e a Universidad de Antioquia, uma das mais antigas e conceituadas da Colômbia, negociam a constituição de um programa de pós-graduação PhD para a mobilidade de alunos e professores dessas instituições. O projeto foi discutido no dia 11 de junho, na sala da Diretoria da FMUSP, durante a visita do coordenador de Relações Internacionais da Universidad de Antioquia, Julian Santiago Franco Pérez, e o chefe do Serviço de Pós-graduação da instituição colombiana, Antonio Carlos Toro Obando. Os delegados também realizaram visitas técnicas a alguns laboratórios do HCFMUSP.

A FMUSP pretende oferecer programas semelhantes a outras instituições latino-americanas, aumentando o número de novos membros para a Associação Internacional de Centros Acadêmicos de Saúde (AAHCI), cuja sede regional está sediada na FMUSP desde junho de 2017. O objetivo é intensificar a integração com a América Latina e Caribe, fortalecendo laços por meio da colaboração entre as universidades do Cone Sul.

A reunião contou com a participação do diretor da FMUSP, professor Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, do vice-diretor geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e primeiro embaixador regional da AAHCI, professor Jose Otavio Costa Auler Junior, do diretor executivo do Escritório Internacional da FMUSP, professor Eduardo Moacyr Krieger, da coordenadora do Escritório Internacional da FMUSP, Talita de Almeida, do presidente da Comissão de Graduação, professor Milton de Arruda Martins, do presidente e do vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FMUSP, respectivamente, professor Emmanuel Burdmann e professor Luiz Felipe Pinho Moreira, além do chefe de Gabinete da FMUSP, professor Yassuhiko Okay.