O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Justiça Federal firmaram, na sexta-feira (18 de maio), acordo de cooperação com o objetivo de viabilizar a execução de penas e de medidas alternativas através da prestação de serviços à comunidade.
Também foi assinado um plano de trabalho, através do qual será levado em conta o perfil da escolaridade e experiência profissional daqueles que irão cumprir suas penas definidas em sentenças da Justiça Federal sob a forma de serviços comunitários em unidades do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Assinaram os documentos: o Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Jose Otavio Costa Auler Junior e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira.
Pela Justiça Federal, firmaram o acordo e o Plano de Trabalho: a Coordenadora do Fórum Criminal, Juíza Federal Drª. Louise Vilela Leite Figueiras Borer e o Coordenador-Geral da Central de Penas e Medidas Alternativas da 1ª Subsecção da Seção Judiciária de São Paulo, Juiz Federal Alessandro Diaféria.
O Prof. Dr. Jose Otavio Costa Auler Junior destacou o aspecto da reinserção social e a contribuição da Instituição HCFMUSP diante da sociedade. Por sua vez, o Juiz Federal Alessandro Diaféria definiu: “É uma parceria histórica. A FMUSP e o HCFMUSP são instituições relevantes e de credibilidade que farão parte fundamental deste projeto de reinserção”.
A Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal fará entrevistas psicológicas e com assistência social, avaliando o perfil da pessoa com base na escolaridade, experiência profissional, localização de residência e também em relação ao interesse de que deve cumprir sua pena na prestação de serviços comunitários.
Também presentes à solenidade - realizada na Diretoria da FMUSP – a Diretora Clínica do HCFMUSP, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Diretor-Geral da Fundação Faculdade de Medicina, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; o Coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas do HCFMUSP, José Luís de Lira; a representante do Núcleo Especializado em Direito, Drª. Jandira Ficher, além de outras autoridades da Justiça Federal.