A estudante do penúltimo ano de graduação da Universidade Edge Hill (Inglaterra), India Middlebrook, visitou a Faculdade de Medicina da USP e ajudou na coleta de dados de um projeto do Laboratório de Investigação Médica 17 (LIM 17), focado no estudo de performance em exercícios físicos.
O projeto em que a aluna participou é desenvolvido em parceria com a Edge Hill, instituição de origem de India, e com a Faculdade de Farmácia da USP, e é coordenado pelo Dr. Bryan Saunders, ligado ao Departamento de Reumatologia e ao LIM 17.
Em parceria com o Prof. Lars McNaughton, da Universidade Edge Hill, o Dr. Bryan Saunders, do Grupo de Estudos de Fisiologia Aplicada & Nutrição, coordena o estudo que India participou, e que faz parte de sua atual pesquisa, a qual investiga respostas individuais a suplementos utilizados para otimizar o desempenho em atividades físicas.
Com o objetivo de analisar a influência da ingestão de bicarbonato de sódio em diferentes formatos, o estudo investiga a reação do composto químico no sangue a partir da ingestão no formato de comprimidos, ao invés das formas já utilizadas, em pó ou gelatinosas, durante um período de seis horas. O bicarbonato no sangue é um tampão fisiológico, ou seja, pode elevar os níveis de acidez que, por sua vez, quando aumentados via suplemento, podem melhorar a performance física.
Além de participar do estudo, India teve a oportunidade de complementar seus estudos através da observação de biópsias e ultrassons musculares, e de interagir e aprender com colegas e professores da FMUSP. “Todos no departamento foram muito acolhedores durante minha estadia no Brasil e eu tive uma experiência maravilhosa”, disse India.
India fará sua dissertação de conclusão de curso no próximo ano e, de acordo com ela “essa foi uma oportunidade incrível, não só por poder observar como os dados são coletados, já que vou utilizar métodos e equipamentos similares em minha pesquisa, mas também por poder fazer tudo isso em uma universidade renomada do outro lado no mundo. É algo que eu nunca teria a oportunidade de realizar de outra maneira”, conclui a intercambista.