A 4ª edição do programa Winter Schools da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi realizada com sucesso. De 16 a 27 de julho, foram recepcionados 67 alunos, de 24 instituições de ensino distintas, dos Estados Unidos da América, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile, Brasil e Europa.

A aluna Erika Pashai, da George Washington School of Medicine/Health Sciences, falou da participação dela no Winter Schools: “Muitos dos casos que eu aprendi na faculdade, não vejo normalmente, porque eles são mais endêmicos em países tropicais. Minha experiência na FMUSP foi super positiva”.

O aluno Simon Van Cauwenbergh, da Catholic University of Leuven, comparou a relação entre alunos e docentes da faculdade que ele cursa Medicina como mais distante e, na FMUSP diferente. “Os professores daqui são mais amigáveis, acessíveis. Defino a experiência do intercâmbio em duas palavras: diversidade e incrível”, afirmou ele.

Ao longo dos anos, a contribuição do Winter Schools para a FMUSP tem sido de abrir as portas da faculdade para alunos de diversos países e aumentar a visibilidade internacional. O Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado, coordenador do programa disse que, “essa experiência multicultural é extremamente rica para os alunos e traz uma vida nova, gerando grande impacto no dia-a-dia da instituição”.