Notícias

A ação voluntária é realizada em parceria com as prefeituras de Iguape e Ilha Comprida e a farmacêutica Sanofi.

Estudantes, profissionais de saúde e professores universitários se unirão em uma grande ação voluntária em benefício das famílias do Vale do Ribeira. A Bandeira Científica, tradicional projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realizará sua expedição anual até o dia 22 de dezembro. Durante esse período, serão oferecidos gratuitamente atendimentos médicos e odontológicos, ações de prevenção em saúde e atividades de pesquisa em comunidades vulneráveis dos municípios do litoral sul do estado.

Com mais de 170 integrantes, o grupo transformará escolas de Iguape e Ilha Comprida em postos de saúde adaptados e atuará em áreas remotas, rurais e indígenas, por meio de postos móveis. Durante os 15 dias de atividades, a expectativa é realizar mais de 4 mil atendimentos médicos em 15 especialidades, como pediatria, ginecologia, infectologia e dermatologia, entre outras. Além disso, mais de duas mil crianças da rede pública de ensino receberão cuidados odontológicos.  Serão oferecidos também exames como ultrassonografias, eletrocardiogramas e endoscopias. A programação inclui ainda ações de imunização, atividades de educação para saúde e distribuição de medicamentos essenciais.

“O Vale do Ribeira, embora esteja próximo da capital, é a região mais vulnerável do estado, o que resulta em dificuldades no acesso da população aos serviços de saúde. Nosso objetivo é garantir que essas comunidades recebam atendimento médico e odontológico de qualidade, além de promover a conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos”, explica Pedro Docema, presidente executivo da Bandeira Científica em 2024 e graduando da FMUSP.

Ao final, os resultados do trabalho serão documentados em relatórios científicos, que servirão como base para a promoção de políticas públicas de saúde direcionadas à população do Vale do Ribeira. “Nosso objetivo não é realizar uma visita pontual ou uma ação isolada, mas sim desenvolver um projeto estruturante, que nos permita compreender as fortalezas e os desafios dos municípios envolvidos. Com isso, poderemos avaliar os dados e propor soluções às autoridades locais para melhorar o sistema de saúde”, afirma o Prof. Dr. Luiz Ferraz, professor de patologia na FMUSP e coordenador da Bandeira Científica.

Além do apoio das prefeituras de Iguape e Ilha Comprida, de doadores, patrocinadores e ONGs, a expedição será realizada em parceria com a farmacêutica Sanofi, que conduzirá uma sessão de letramento em Diversidade, Equidade & Inclusão no atendimento à saúde com todos os estudantes, professores e profissionais voluntários da Bandeira e das equipes locais. Essa ação faz parte da iniciativa global Um Milhão de Diálogos, que visa fortalecer a confiança entre grupos minorizados na área da saúde até 2030. A Sanofi descobriu, por meio de uma pesquisa global, que muitas pessoas de grupos minorizados têm menor confiança no sistema de saúde devido a experiências negativas em seus atendimentos. A sensibilização dos profissionais da saúde em DE&I é um dos pilares importantes no avanço dessa realidade. 

Assessora de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br