A Divisão de Biblioteca e Documentação da FMUSP criou, dentro do Observatório da Produção Intelectual do Sistema FMUSP-HC (OPI), a Comunidade Temática ODS que identifica os trabalhos com autoria relativa ao Sistema FMUSP-HC e que se enquadram em algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O OPI é um repositório institucional e um observatório das métricas desta produção. Tem como objetivos reunir, coletar, organizar, analisar, preservar e disponibilizar a produção científica oriunda da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), do Hospital das Clínicas (HC) e demais instituições associadas, de modo a contribuir com a gestão do conhecimento relacionado à pesquisa científica na área das Ciências da Vida e da Saúde.
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil”, segundo a Casa ONU Brasil.
Acesse o OPI: https://observatorio.fm.usp.br/
Consulte a Comunidade Temática que disponibiliza a produção científica do Sistema FMUSP-HC, de acordo com os ODS, em https://observatorio.fm.usp.br/handle/OPI/44249.
A USP ficou na 62ª posição no ranking THE University Impact, empatada com a University College Cork (Irlanda). Divulgado no dia 27 de abril, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), a classsificação avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os ODS da ONU, em termos de pesquisa, divulgação e governança. Saiba mais em https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-62a-universidade-mais-comprometida-com-objetivos-sustentaveis-do-mundo/.