Notícias

No último domingo dia 18, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) viveu um momento memorável durante a recepção dos calouros dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Física Médica. Com entusiasmo, veteranos, professores e funcionários receberam calorosamente os novos alunos, marcando o início de uma jornada acadêmica promissora.

Os calouros fizeram uma visita guiada ao complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP, visitando os Institutos, seguido da cerimônia de abertura da Semana de Boas-Vindas aos Calouros, realizado no Centro de Convenções Rebouças. As atividades continuarão entre os dias 26 e 1º de março, com mais de 40 atividades ao longo da semana, onde os alunos conhecerão os serviços de apoio e acolhimento da instituição, com atividades interativas como gincanas, visitas ao Ipen, dinâmicas de extensão e apresentação do novo código de ética da instituição, revisado em 2024.

A cerimônia contou com a presença ilustre da Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, diretora da FMUSP, da Profa. Dra. Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério, Presidente da Comissão de Graduação da FMUSP, da Profa. Dra. Carla Gentile Matas, Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, da Profa. Dra. Carolina Fu, Coordenadora do curso de Fisioterapia, da Profa. Dra. Talita Rossi, Coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, da Profa. Dra. Elisabeth Yoshimura, Coordenadora do curso de Física Médica, e representando os discentes, Tales Areco Chaves, Presidente do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz dos alunos do curso de Medicina, Fernanda Shimizu, Presidente do Centro Acadêmico XXI de Junho dos alunos da FOFITO e Leonardo Nunes, representante do curso de Física Médica.


Em Destaque

Ana Carolina de Jesus Soares Freire, 18 anos, caloura de Medicina:

“Isso aqui é um grande sonho pra mim, estou muito feliz e muito animada pra ver essa nova fase da minha vida, essa trajetória de 6 anos que será de muito aprendizado e muito crescimento, pessoal e profissional. As minhas expectativas estão altíssimas para as aulas, extensões, para as ligas, eu estou muito feliz de estar aqui, muito mesmo.”

Em Destaque
Profa. Dra, Iolanda Tibério: 

"A partir de agora, na construção da identidade profissional de cada um de vocês, esperamos contribuir para que cada um dentro desta Instituição tenha uma formação geral, humanística, crítica, reflexiva e ética. Capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de saúde nos âmbitos individual e coletivo”. 

A Faculdade de Medicina da USP reafirma seu compromisso com a formação de profissionais de saúde de alta qualidade e deseja aos novos estudantes muito sucesso em sua jornada acadêmica.