A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) celebrou, no dia 30 de maio de 2023, a reinauguração do Centro de Docência e Pesquisa (CDP) do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO). O evento foi um importante marco na história da instituição, que visa aprimorar suas instalações para o benefício dos alunos, professores e da comunidade.
"No CDP, reforçando o tripé da Universidade, os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional têm inserção importante em pesquisas que buscam soluções para problemas da sociedade, utilizando a produção científica como instrumento de identificação da realidade e indo ao encontro da missão da USP na formação de profissionais e líderes para a sociedade e cientistas para criar novos conhecimentos e tecnologias para o desenvolvimento nacional", diz a Profa. Sílvia Maria Amado João, Chefe de Departamento de FOFITO.
A reforma do Centro durou cerca de 10 anos e trouxe uma estrutura mais moderna, incluindo ar condicionado central, criação e adaptação de espaços laboratoriais dos docentes e adequação de escadas de incêndio e elevadores. As secretarias do Departamento, curso, graduação e pós-graduação foram reformuladas e modernizadas para melhor atender às necessidades dos alunos e funcionários.
A Diretoria da FMUSP, em conjunto com a FOFITO, liderou o processo de reinauguração. O projeto foi impulsionado durante a gestão do Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho e concluído sob a administração da Profa. Eloisa Silva Dutra Bonfá, com o apoio das gestões reitorais atuais e anteriores.
"Somos 38 servidores docentes, 40 servidores administrativos e técnicos de nível superior, 200 estudantes de pós-graduação, 375 estudantes de graduação, além de residentes no Hospital Universitário (HU) e Hospital das Clínicas (HCFMUSP)", diz a Sílvia Maria Amado João. "O CDP oferece condições necessárias para o trabalho colaborativo e interdisciplinar, para a gestão e para o desenvolvimento de pesquisas, de forma articulada ao ensino e a extensão, criando um ambiente para estudantes, docentes e funcionários digno do trabalho acadêmico na Universidade de São Paulo."
Com a reinauguração do Centro de Docência e Pesquisa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, a FMUSP fortalece seu compromisso com a excelência na formação de profissionais e no avanço científico, contribuindo para o desenvolvimento do país através de pesquisas inovadoras e de alto impacto.