Notícias


No dia 29 de fevereiro, reconhecido como o Dia Internacional das Doenças Raras e que ocorre uma vez a cada quatro anos, o Centro Integrado de Doenças Genéticas (CIGEN) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)  realizou o evento “Somos raros, mas somos muitos”. Liderado pela Profa. Magda Carneiro Sampaio e pela Prof.ª Ester Cerdeira Sabino, o evento comemorou a assinatura do convênio entre a FMUSP e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, seguido de um simpósio.

 A rede CIGEN é formada por oito institutos da Faculdade de Medicina da USP, sendo eles: ICHC, IPq, IOT, IMREA, ICr, INCOR, INRAD e ICESP, e duas instituições parceiras: Instituto Jô Clemente e Instituto de Biociências da USP, com o objetivo de melhorar os cuidados e o apoio às pessoas afetadas por doenças raras, destacando-se como uma rede colaborativa de serviços médicos,  multidisciplinares e laboratórios dedicados ao avanço dos cuidados, da educação e da investigação na área da Genética Humana e Genômica no país.


Em Destaque

“SOMOS RAROS mas SOMOS MUITOS”:
Desenvolvimento de uma plataforma de referência para diagnóstico genético e orientação clínica via telemedicina de pacientes com Doenças Raras, em conformidade com as diretrizes do DECIT/SUS. 

Processo: 2023/09965-0
Pesquisador(a) Responsável: Magda Maria Sales Carneiro Sampaio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina/USP
Instituição Parceira: Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo

https://fapesp.br/16498/programa-de-pesquisa-em-politicas-publicas-tem-propostas-selecionadas