Notícias

No ano de 2022, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) arrecadou cinco toneladas de blísteres, por meio da Campanha Cartela Solidária. Desse montante, uma tonelada foi coletada na Faculdade de Medicina, que já contribuiu, nos primeiros três meses desse ano, com a doação de mais de 330 kg de cartelas de remédios vazias. O resultado geral proporcionou a conversão de três cadeiras de rodas para o Instituto, que foram entregues no último mês de abril. 

O empenho é coletivo, o recolhimento das cartelas teve início em setembro de 2001, na Farmácia Ambulatorial, na R. da Consolação, foi incorporada ao edifício sede do Icesp, na Av. Dr. Arnaldo. Em fevereiro de 2022, estendeu-se para à FMUSP, por iniciativa da Comissão de Resíduos, que junto com a Comissão de Sustentabilidade continuadamente organizam o ponto de coleta voluntária, orientam o público sobre o projeto, recolhem os blísteres e enviam ao Icesp.

Participam colaboradores, pacientes, professores e alunos, a ideia principal é promover a consciência sustentável. Na FMUSP, a campanha é para o público interno e a caixa identificada para descarte das cartelas está localizada próxima ao Ecoponto, na saída para o estacionamento - somente devem ser dispensadas embalagens vazias, sem fármaco, bula ou caixa. 



Kaique Grabauskas e Tiago Germano, integrantes da Comissão de Resíduos, organizam coleta de blísteres na FMUSP