2023

A Universidade de São Paulo (USP) inaugura com orgulho a exposição comemorativa intitulada “25 anos de Campanhas de Recepção aos Calouros”, no dia 08 de agosto. Os curadores Prof. André Mota (FMUSP), Clebison Nascimento dos Santos (FMUSP), Prof. Dorinho Bastos (ECA-USP) e Luciana Delfini de Campos (PRG-USP) destacam os projetos inovadores que visam orientar as atividades de recepção aos novos alunos.

Essa exposição mostra as diferentes estratégias de comunicação das campanhas de recepção aos calouros nas últimas duas décadas e meia. Essas peças publicitárias foram desenvolvidas na disciplina de Criação e Direção de Arte, do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob a coordenação do Prof. Dorinho Bastos.

Um dos destaques da exposição é o croqui do “Troféu Recepção Legal”, de autoria do Prof. Dorinho Bastos. Este prestigioso prêmio é concedido às unidades que se destacam na Semana de Recepção aos Calouros e incorpora elementos inspirados na obra icônica de Pablo Picasso, a Pomba da Paz.

Inaugurada no dia 8 de agosto, a exposição contou com a presença de ilustres convidados, entre eles Maria Arminda do Nascimento Arruda (Vice-Reitora da USP), Arlindo Philippi Junior (Chefe de Gabinete e Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública da USP), Edmilson Dias de Freitas (Coordenador Executivo do Gabinete do Reitor), Aluisio Cotrim Segurado (Pró-Reitor de Graduação da USP e Professor Titular da FMUSP), Marcos Garcia Neira (Pró-Reitor Adjunto de Graduação), Dorinho Bastos (Professor Livre Docente da ECA-USP) e Dib Karam Junior (Professor Livre Docente do curso de Têxtil e Moda da USP e Prefeito da EACH USP-Leste).

Por meio desta exposição, a USP celebra os notáveis esforços empreendidos pelas campanhas de recepção aos calouros para fornecer valiosa orientação e assistência aos novos alunos. Ela destaca o compromisso da Universidade em promover um ambiente acolhedor e de apoio para todos os membros de sua comunidade acadêmica.

Para mais informações: Espaço USP Integração & Memória da Reitoria.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 08 de setembro, das 09h às 12h e das 14h às 17h, no 2º andar do prédio da Reitoria da USP.
Para visitação, é preciso fazer agendamento pelo e-mail espaco.memoria.usp@gmail.com.

Os curadores Clebison Nascimento dos Santos (Museu Histórico da FMUSP), Prof. Dorinho Bastos (ECA) e Luciana Delfini de Campos (PRG). Foto: Alê Oliveira.

O professor, designer e cartunista, Dorinho Bastos, exibe o seu esboço do "Troféu Recepção Legal". Foto: Alê Oliveira.

A exibição das campanhas de recepção aos calouros está no “Espaço USP Integração & Memória”, prédio da Reitoria. ". Foto: Alê Oliveira.

O Prof. Dorinho Bastos e sua ex-aluna, Camila Scramim Rigo, uma das criadoras da campanha vencedora do ano de 2001. Foto: Alê Oliveira.

Os professores Dib Karam Junior (Prefeito da EACH USP-Leste) e Dorinho Bastos (ECA-USP). Foto: Alê Oliveira.

A inauguração contou com a presença de ilustres convidados e com a apresentação da bateria da Faculdade de Odontologia da USP, a Bateria em Chamas. Foto: Alê Oliveira.