A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), juntamente com a Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM), prestou homenagem ao Prof. Antonio Sesso, personalidade ilustre que, desde seu ingresso na graduação em 1949, compartilhou 74 anos de história com a Instituição. O evento foi realizado em 11 de janeiro de 2023, na Sala da Congregação da Faculdade, e contou com a presença de membros da Diretoria, professores, pesquisadores, chefes de Departamento e outros profissionais.
Na mesa central da cerimônia estiveram o Prof. Roger Chammas, Chefe de Gabinete da FMUSP, o Prof. Yassuhiko Okay, Consultor Sênior da Faculdade, a Profa. Mirian Nacagami Sotto, Titular do Departamento de Patologia, e a Profa. Maria Cássia Jacintho Mendes Corrêa, do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da FMUSP.
O Prof. Chammas liderou a celebração e iniciou sua fala destacando o papel inestimável prestado pelo Prof. Sesso ao longo de décadas na formação de recursos humanos “em uma área tão importante como a morfologia e, especificamente, na microscopia eletrônica”.
Em seguida, a Profa. Mirian Nacagami Sotto, colega do homenageado no Departamento de Patologia, onde o Prof. Sesso integrou o corpo docente durante 27 anos de sua carreira, leu um texto preparado por ela. “O laboratório de microscopia eletrônica desde o seu início foi um laboratório multiusuário, sob o cuidado constante e zeloso do professor Sesso para que nada faltasse ao seu melhor funcionamento e disponibilidade”, destacou a docente.
Em seguida, ela leu depoimentos deixados por outros colegas: a Profa. Maria Claudia Zerbini, do Departamento de Patologia da FMUSP, a Profa. Marise do Amaral Rebouças Moreira, que fez seu Doutorado no Departamento de Patologia e é Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, a Dra. Jussara Bianchi, patologista do Instituto do Coração (InCor) e a Profa. Carmen Lucia Penteado Lancellotti, Titular de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Leia na íntegra o texto da Profa. Miriam Soto em homenagem ao Prof. Sesso.
Vida Profissional
O Prof. Antonio Sesso é docente aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pesquisador e colaborador sênior do Instituto de Medicina Tropical da FMUSP, e Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Presidiu a Sociedade Brasileira de Microscopia Eletrônica por duas vezes e, em 2001, recebeu o Título de Membro Honorário da SBMM. Em 2010, recebeu placa por Mérito Acadêmico da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e, em 2015, recebeu o Título de Pesquisador Emérito do CNPq. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular e Estrutural, utilizando técnicas de microscopias eletrônicas e de fluorescência.