O tradicional Congresso Médico Universitário (COMU), em sua 38ª edição, foi realizado por alunos do Departamento Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), nos dias 04, 05 e 06 de outubro, no Prédio Principal da instituição.
Cerca de 1300 inscritos e congressistas de diversas escolas médicas de todo o Brasil participaram do COMU 2019, que priorizou a inovação. Os destaques são para os cursos ofertados de Medicina de Áreas Remotas e Expedições, Emergências Infectológicas, Workshop de Oftalmologia e Workshop de Cirurgia Robótica, além da permanência de palestras e oficinas tradicionais, como Cirurgia Cardiotorácica e Procedimentos e Habilidades em Clínica Médica.
O presidente acadêmico do COMU 2019, João Vitor Mahler Ferreira Oliveira, aluno do 3º ano do curso de Medicina, relatou que teve um aprendizado único na liderança do evento: “enfrentei diversas situações que requeriam comunicação efetiva, organização e criatividade. Sinto que em certa medida aprimorei essas características, que são necessárias para a prática clínica moderna”.
O Congresso Médico Universitário é uma iniciativa que promove a congregação científica, cultural e social de profissionais e acadêmicos de medicina e outras áreas da saúde. João Vitor Oliveira complementou dizendo que, “o médico tem um forte papel formador de opinião. Em tempos da volta do sarampo e de outras infecções preveníveis, o ensino e a divulgação científica são habilidades fundamentais e que são desenvolvidas tanto na organização deste tipo de evento, quanto no engajamento e na participação”.
As atividades do congresso foram amplas e aconteceram na FMUSP, nos institutos do Hospital das Clínicas (EEP, IMREA, IOT, ICHC-PAMB e INRAD), e no Hospital Sírio-Libanês.
Clique aqui para acessar os Anais do COMU publicados na Revista de Medicina do DC-FMUSP.