A prática clínica e a pesquisa acadêmica na formação médica darão um novo passo na Faculdade de Medicina da USP. Durante sessão temática da Congregação, realizada no dia 27 de fevereiro, foi discutido o novo Programa de Residência Médica Integrada à Pós-Graduação (ResidPG), instituído pela Portaria nº 290 de 13.09.2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O projeto visa integrar a formação clínica e acadêmica dos médicos, permitindo que os residentes ingressem diretamente no doutorado enquanto cursam a Residência Médica, reduzindo assim o tempo total de formação.
A sessão contou com a participação de professores titulares, coordenadores dos programas de pós-graduação, supervisores de residência médica, residentes, preceptores e convidados externos, que discutiram os impactos e benefícios do programa. A iniciativa está em fase de apresentação e ajustes, considerando as particularidades de cada programa de residência.
“Esse projeto representa um avanço, pois permite que possamos reter talentos e estimular a produção científica desde a residência. Hoje apresentamos a todos a proposta e é importante respeitar as especificidades de cada programa de residência, para que possamos implementar essa inovação da melhor forma possível”, destacou a Diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloísa Bonfá.
O ResidPG é um passo estratégico para fortalecer a pesquisa acadêmica na área médica e oferecer novas oportunidades de formação aos residentes da FMUSP. “A grande inovação do ResidPG é a possibilidade de o residente iniciar o doutorado durante sua formação médica, o que permitirá uma redução significativa no tempo total de formação. A estrutura do programa prevê disciplinas específicas para médicos-cientistas e maior flexibilidade na conciliação entre atividades clínicas e acadêmicas”, explicou a Profa. Dra. Ludhmila Hajjar, titular de Emergências da FMUSP e autora da proposta que foi apresentada à CAPES.
O evento contou ainda com a presença do Pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Prof. Dr. Rodrigo Calado; do vice-diretor da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Pêgo; e da presidente da Comissão de Pós-Graduação, Profa. Dra. Márcia Thereza Couto; e do coordenador-geral da Comissão de Residência Médica, Prof. Dr. Alfredo Fiorelli.