Notícias

A nona edição do Abrafarma Future Trends, congresso de destaque do mercado farmacêutico na América Latina, aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 13 e 14 de setembro. Trazendo em sua programação uma mescla diversificada de temas, a telessaúde e a utilização de tecnologias para comunicação à distância com usuários desse modelo de atenção ao paciente apareceram como destaques.

O Prof. Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente da ABTms (Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde), esteve presente no congresso. Em sua participação, salientou as diferenças entre a Telemedicina, que trata da prestação remota de serviços de atenção médica utilizando recursos tecnológicos e de telecomunicações, e a Telessaúde, termo mais amplo e que engloba outros cuidados.

“No caso das farmácias, elas não devem implantar a Telemedicina, mas sim a Telefarmácia, expressão reconhecida na Resolução aprovada pelo Conselho Federal de Farmácia”, explica o professor.

Além do fornecimento de medicamentos e um conjunto de produtos relacionados com cuidados e estilo de vida, o Prof, Chao acredita que esses estabelecimentos possuem um importante papel em implementar linhas de Teleconsulta de acompanhamento e orientação. “Elas devem enfatizar a Telefarmácia, tornando-se conectadas e um microhub de saúde, sobretudo para pessoas com condições crônicas”, conclui.