Notícias

Em 2024, 43 participantes do curso preparatório avançaram para 2ª fase da FUVEST

O MedEnsina tem transformado a vida de milhares de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao proporcionar maiores chances de ingresso no ensino superior. Criado por alunos da FMUSP, com o apoio do Prof. Dr.  Paulo Saldiva, o cursinho pré-vestibular oferece 300 vagas para vestibulandos e, em 22 anos, beneficiou cerca de 5 mil jovens com aulas gratuitas.

O resultado é visto a cada processo seletivo da FUVEST. Em 2024, 43 alunos foram aprovados na primeira fase. Anualmente, cerca de 20 pessoas conquistam uma vaga no curso e na universidade dos seus sonhos. Para participar, os vestibulandos são selecionados por meio de um processo seletivo que conta com políticas afirmativas que garantem mais da metade das vagas a grupos historicamente sub-representados.

Alunos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da FMUSP são voluntários e atuam como professores, plantonistas e tutores, totalizando mais de 80 envolvidos.

O ciclo da transformação

Um dos diferenciais do MedEnsina é o impacto gerado não apenas nos vestibulandos, mas também nos próprios voluntários. Rafaella Dórea Santos Lima é um exemplo disso. Ex-aluna do cursinho, hoje é estudante de Medicina na FMUSP e divide seu tempo entre a graduação e a diretoria do projeto. "O conteúdo pré-vestibular pode ser encontrado em outros lugares, mas a experiência de ver que os meus professores eram pessoas comuns e de vivenciar o dia a dia de um estudante de Medicina foi essencial para me motivar a conquistar meu sonho!", conta Rafaella, que há três anos se dedica ao programa como forma de retribuição.

Para a presidente do cursinho, Sophia Uchôa Bortolli, o aprendizado e as trocas entre voluntários e vestibulandos tornam a experiência ainda mais enriquecedora. "Nós crescemos pessoalmente ao aprender a lidar com as diferentes realidades e desafios, sempre nos adaptando para manter o acolhimento e estimular o pensamento crítico nos alunos", afirma.

Apoio essencial para a continuidade do projeto

O apoio de parceiros é fundamental para a continuidade do projeto. O Poliedro fornece material didático e simulados gratuitamente. A FMUSP disponibiliza os anfiteatros e a infraestrutura. O Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC) apoia com espaço físico e questões burocráticas, enquanto o projeto Entre Laços oferece suporte psicológico aos estudantes. Além disso, em 2024, a Casa de Cultura do Parque apoiou as aulas sobre as obras obrigatórias exigidas pela FUVEST.

Para conhecer mais sobre o MedEnsina e contribuir com doações para as inscrições dos alunos do cursinho em vestibulares, acesse: www.medensina.com.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br