Notícias

A aluna Nathalia Oliveira já está nos Estados Unidos para iniciar pesquisa científica em Harvard

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) está comprometida com a internacionalização e para que, cada vez mais, alunos da instituição possam ter uma experiência acadêmica no exterior e uma formação multidisciplinar e cultural, com a recepção de estudantes estrangeiros na instituição. Desde de 2013, o processo de internacionalização tem se intensificado na FMUSP e muitos êxitos já foram alcançados.

A aluna Nathalia Oliveira, que concluiu o terceiro ano da graduação em Medicina na FMUSP, desembarcou, no dia 22 de janeiro, em Boston para estudar na Universidade de Harvard por um ano na área de nanotecnologia aplicada à saúde. 

Por meio de um convênio entre a FMUSP e o banco Santander, específico para a concessão de bolsas de auxílio financeiro para Harvard, desde 2017, já foram contempladas mais de 30 bolsas. Além do programa Santander Universidades, que desde 2015, entregou mais de 100 bolsas para alunos irem para diferentes universidades no exterior.

Nathalia disse que ter sido aprovada para o intercâmbio em Harvard a fez perceber o quanto valeu a pena o esforço para entrar na FMUSP. "Sou grata pelas oportunidades excelentes de crescimento pessoal e profissional que a Faculdade tem me proporcionado”, disse ela. 

Desde a conquista da bolsa de estudos, Nathalia se esforçou para angariar os recursos financeiros que faltavam. Ela vendeu pães de mel, fez bazar de roupas e até abriu uma campanha de financiamento coletivo online. “Fiz tudo para que a escassez de dinheiro não me impedisse de viver essa experiência”, contou a estudante.

O Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado, presidente da Comissão de Relações Internacionais da FMUSP, disse que Nathalia é extremamente dedicada e merece ter conquistado esse intercâmbio. "Temos a honra de tê-la como aluna”, declarou o Prof. Segurado, que complementou: "Precisamos de mais entidades dispostas a viabilizarem recursos para conseguirmos proporcionar esse tipo de oportunidade enriquecedora internacional para mais alunos”.

Diversos veículos de imprensa publicaram a história da aluna. Confira abaixo a reportagem que saiu na TV Cultura, no dia 04/01/2019.