Notícias

As alunas e alunos da 43º turma do curso de Graduação em Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP participaram da solenidade de colação de grau no dia 12 de dezembro de 2022, realizada no Teatro. 

A mesa de honra foi composta pela Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP, a Profa. Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério, Presidente da Comissão de Graduação e a Profa. Carla Gentile Matos, Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, as mesmas fizeram a entrega dos certificados de conclusão de curso aos alunos.

O juramento de formatura foi feito pela aluna Giovanna Dalo Ferreira, seguido por todos os alunos.

A Profa. Eloisa Bonfá disse ser uma grande alegria celebrar o fim e o começo de uma nova etapa na vida dos alunos. Ela afirmou que existe o mérito de cada um, mas “é importante agradecer todos que colaboraram para que se chegasse a essa conquista, da formatura, como os  pais, irmãos, parceiros, amigos e, inclusive, a sociedade que investiu na formação de cada um de vocês, já que essa é uma instituição pública”.  

A oradora escolhida pela turma, a aluna Vivian de Almeida Prado, fez um discurso emocionante, citou os desafio enfrentados durante a pandemia da Covid-19, agradeceu aos familiares e professor, os quais mencionou que os  guiaram, os ensinaram a aprender, compartilharam conhecimentos científicos, e foram além, se tornando exemplos de inspiração e comprometimento na forma como exercem a fonoaudiologia. 

A Profa. Carla Gentile se dirigiu aos alunos com uma mensagem: “para que sejamos dignos de sermos fonoaudiólogos, temos a obrigação irrecusável de não hesitarmos em servir ao próximo, essa dedicação resultará, sem dúvida, na capacidade, eficiência e competência na profissão de cada um”. Ela ainda complementou: “Se vocês sempre mantiverem o desejo de aprender e nunca se esquecerem dos seus ideais, isso os levará à felicidade”.

A Profa. Iolanda Tibério destacou que os alunos têm muita sorte, se considerar que no Brasil muitas pessoas não tem o mínimo para viver, eles estão se formando em um curso superior. “Durante a prática de vocês, para além da ética, da competência, empatia que são fundamentais, tenham muito compromisso social, dedicação e retornem esse investimento à sociedade, falou a Profa. Iolanda que ainda desejou parabéns, força e muito sucesso aos alunos.“

Essa escola será para sempre a casa de cada um de vocês. Acreditamos que vocês têm poder de fazer a diferença na vida das pessoas, melhorar a saúde da comunidade e serem líderes. Com certeza, vocês estão preparados para os desafios profissionais”, declarou a Profa. Eloisa Bonfá.