O Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho participou, como Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), da última Sessão da Congregação, realizada no dia 21 de outubro de 2022, e na sequência da solenidade de descerramento do quadro com o seu autorretrato.
No saguão do terceiro andar do Prédio Principal da FMUSP, em frente à sala da Congregação, o novo retrato foi incorporado à exposição permanente que retrata todos os ex-diretores da Faculdade de Medicina. A autoria da obra é do artista plástico Marcus Claudio, criada com o uso de tintas à base de óleo.
Na incumbência como Diretor da FMUSP, o Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho atuou de outubro de 2018 a outubro de 2022, e contou com o Prof. Roger Chammas, como Vice-Diretor.
Apesar de a reunião da Congregação ter um cunho administrativo e funções decisórias para deliberar sobre recursos, projetos, gestão de servidores e demais assuntos pertinentes ao funcionamento da Unidade, excepcionalmente ao final dessa reunião, muitos agradecimentos e reconhecimentos públicos foram feitos aos membros dessa Diretoria que encerra a gestão. As saudações foram proferidas por Professores, alunos e por um representante dos funcionários.
Muitos dos Chefes de Departamentos reconheceram como excelente a governança do Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho e do Prof. Roger Chammas, sobretudo, durante as adversidades que surgiram com a pandemia da Covid-19. Eles agradeceram a escuta e a atenção às pautas e se dispuseram a continuar a colaborar com a excelência da FMUSP.“
A Diretoria, nesse mandato, sempre foi muito aberta a atender às demandas dos alunos. Com a prática de um ortopedista, como o Prof. Tarcisio, e a escuta de um oncologista, o Prof. Roger, eles compuseram essa gestão. Agradeço o contato e a receptividade que a Profa. Eloisa Bonfá já vem dialogando conosco”, declarou Gustavo da Silva Azevedo, representante dos discentes no CTA.
A Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, que assumirá como Diretora da FMUSP, acompanhou a cerimônia, à distância, devido a compromissos fora do estado de São Paulo. O Prof. Paulo Manuel Pêgo Fernandes, que será o novo Vice-Diretor, também prestigiou o evento.
O Prof. Eduardo Magalhães Rego destacou sobre a conduta dos diretores: “em todo o tempo eles tiveram visão global e a capacidade de ouvir, além de tomarem decisões de forma reta e honesta”.
A organização da Galeria de Diretores é de reponsabilidade do Museu Histórico “Prof. Carlos da Silva Lacaz”, em conjunto com a Diretoria. Todas as 29 pinturas estão expostas, a começar com a efígie dos primeiros dirigentes da Instituição no segundo andar, aos mais atuais, posicionados no terceiro andar da FMUSP.