Notícias

Educação de Qualidade com uso de Recursos Exponenciais foi o tema da oficina coordenada pelo professor Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, realizada no dia 26 de outubro, no Teatro da faculdade.

“É preciso desmistificar o tema. Os recursos exponenciais são plataformas ou redes digitais, redes sociais ou outros recursos que podem ser utilizados para atingir uma grande quantidade de pessoas sem perder a qualidade no ensino. Até uma impressora 3D pode ser chamada de recursos exponencial. Tais recursos têm o potencial de amplificar o papel do educador, de forma qualitativa”, disse o professor Lun Wen, na palestra de abertura do encontro.

A oficina reuniu educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde de 168 municípios de diversos estados. Foram 675 inscritos, entre público presencial ou conectado online interativamente. Entre os palestrantes, participaram a Profa. Dra. Maria Lucia Bueno Garcia, do Departamento de Clínica Médica; a Profa. Raquel Acciaritto Motta, integrante do Grupo de Pesquisa USP em Telemedicina, Tecnologia Educacionais e eHealth (CNPq/MCTIC) e em projeto sobre Recursos Exponencias para Educação para doutorado na FMUSP (Disciplina de Telemedicina) e a Profa. Josiane Maria de Freitas Tonelotto, da UNICAMP.

“Hoje o conceito de Educação a Distância se diferencia da Educação Conectada. O que vemos hoje é o desaparecimento da distância, do espaço e do tempo. Os recursos digitais utilizados com foco permitem multiplicar o conhecimento sem perder a qualidade”, enfatiza o coordenador do encontro.

Uma plataforma interativa permitiu aos inscritos interagir simultaneamente em tempo real, por meio do Votador de Dúvidas e do Votador de Opiniões. A interação estava prevista para ocorrer até 31 de outubro e poderá se estender até 16 de novembro, segundo Lung Wen. “É uma oportunidade a mais para aprofundar os temas”, disse o coordenador.