Notícias


Os ex-alunos Gabriel Liguori e Ricardo di Lazzaro Filho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), são destaque com mais três talentos do Brasil na lista de reconhecimento dos 35 jovens profissionais mais inovadores da América Latina, publicada recentemente pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

Desde 1999, o MIT evidencia os jovens inovadores e empreendedores prodígios de diferentes países que estão usando ciência e tecnologia para resolver problemas que afetam a sociedade atual. Para isso, a revista do MIT faz edições locais anuais em nível global, e a partir de 2013, foi criado o prêmio "Innovators Under 35 Latam 2020”, que já possui uma comunidade de mais de 300 talentos da América Latina. 

Gabriel Liguori, de 31 anos, é médico e um dos fundadores da TissueLabs, uma startup que permite fabricar tecidos artificiais com células vivas em laboratório, com bioimpressoras 3D, de menor custo do mercado, e outros equipamentos patenteados pela própria empresa. Os tecidos, depois de criados podem ser usados para testar medicamentos em fase de estudo, sem a necessidade de uso em animais, ou encontrar melhores tratamentos para cada pessoa. A TissueLabs possui mais de 40 laboratórios e 200 cientistas trabalhando, atualmente, ela é capaz de criar tecidos simples como válvulas cardíacas e vasos sanguíneos. Em 15 anos, a empresa espera ser capaz de fabricar órgãos complexos como corações artificiais e também tecidos que permitam a regeneração celular. 

Ricardo di Lazzaro Filho, de 34 anos, é médico e farmacêutico bioquímico, criador da Genera, uma startup, que concebeu um dos testes genéticos mais baratos do país. Especializado em medicina genômica pessoal, Di Lazzaro busca difundir os testes para que as pessoas possam descobrir predisposições a doenças, respostas a medicamentos e tomar decisões tendo como base dados objetivos do DNA. Os testes custam de R$ 199 a R$ 799 e sequenciam todo o genoma, revelando até informações sobre os ancestrais. Com essas informações, a Genera consegue personalizar medicamentos para cada indivíduo. Assim como a maioria das análises de genoma, qualquer pessoa pode comprar o kit e fazer o teste da saliva em casa, antes de enviá-lo para análise no laboratório. A Genera já realizou mais de 100 mil mapeamentos genéticos em todo o Brasil e agora busca expandir para a América Latina. 

Nesta edição, mais de mil inscrições foram enviadas e avaliadas por um júri internacional de especialistas em todas as áreas abrangidas pela iniciativa. Os vencedores variam de pesquisadores, empresários, cientistas e fundadores de ONGs, todos envolvidos no desenvolvimento de novas soluções que impactarão na forma como trabalhamos, aprendemos, curamos, fabricamos e/ou nos comunicamos.

Acesse a Innovators under 35 Latam do MIT: https://opinno.com/news/mit-technology-review-presents-35-innovators-under-35-latam-2020