A Universidad Miguel Hernández (UMH), reconhecida no ranking TWE com uma das 10 melhores universidades da Espanha, concedeu ao estudante Danilo Borges Paulino o título de “Colaborador Honorífico” pela reconhecida competência na sua área de atuação junto à Universidade Federal de Uberlândia. Paulino desenvolve tese de dupla titulação na Espanha acerca das relações familiares das pessoas transexuais. A pesquisa tem como orientadoras as professoras Rosana Machin (Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP) e Maria Pastor Valero (Departamento de Salud Pública, Historia de la Ciencia y Ginecología da Faculdade de Medicina da UMH.

Nos intervalos de suas atividades de pesquisa, o doutorando foi convidado a ministrar aulas no curso de Medicina da UMH, na área de Saúde Pública/Saúde Coletiva, com os temas e metodologias ativas de ensinoaprendizagem com os quais trabalha na Universidade Federal de Uberlândia, onde é professor do Departamento de Saúde Coletiva e atua com as temáticas de Educação em Saúde, Promoção em Saúde, Educação Popular em Saúde, Gênero e Sexualidade e Saúde.

A tese de doutorado é realizada por meio de bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e apoio do Colegio Doctoral Tordesillas de Salud Pública e Historia de la Ciencia.