A Associação Fundo de Apoio à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – Endowment estabeleceu como diretrizes sua Visão, Missão e Valores, recentemente. Além disso, a Diretoria do Endowment organizou uma sala que sedia as atividades administrativas, concebeu a identidade visual, formou o Conselho Deliberativo e constituiu o primeiro estatuto jurídico.
O Endowment é um fundo patrimonial perpétuo constituído por doações de pessoas físicas e jurídicas, que faz aplicações financeiras e com o montante arrecadado, reverte os juros obtidos em incentivos a projetos acadêmicos. O que é uma realidade e a principal fonte de renda de universidades renomadas no exterior.
No Brasil, uma iniciativa pioneira na área de Medicina foi a criação do Endowment FMUSP, coordenada por alunos de Graduação da Instituição, com o apoio do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), em 2015. Com uma trajetória recente, alguns subsídios foram concedidos, como bolsas de permanência no exterior, workshop de inovação em Medicina em conjunto com a Escola Politécnica - USP e auxílio para o projeto Kids Save Lives.
O aluno Gustavo Rosa Gameiro, Diretor-Geral do Endowment FMUSP, contou que a ideia do fundo surgiu por demanda dos alunos, dentro do Centro Acadêmico, e posteriormente, foi institucionalizado. Gustavo disse: “o Endowment foi acolhido e recebeu um suporte imprescindível da Diretoria da FMUSP, com o então Diretor, Prof. Jose Otavio Costa Auler Junior e do Diretor Executivo, Dr. Felipe Neme de Souza”. Gameiro ainda complementou: “é muito legal poder estar em uma Faculdade de excelência e realizar um sonho, de fazer algo que gere valor compartilhado para a sociedade”.
O Conselho Deliberativo do Endowment reúne membros da Diretoria da Faculdade de Medicina, da Diretoria Clínica do Hospital das Clínicas, das Fundações Faculdade de Medicina e Zerbini, de três Extensões Universitárias e alguns profissionais externos, com expertise em administração, que junto com os alunos definem as áreas de atuação.
Outro aluno, Matheus Belloni Torsani, integrante da Diretoria da Associação Fundo de Apoio à FMUSP, declarou: “considero importantíssimo o Endowment para a academia, porque é um instrumento que ajuda na falta de recursos”. Torsani acrescentou: “é incrível ter a oportunidade de ao mesmo tempo estudar e poder fazer gestão administrativa na prática”.