Notícias

Com o objetivo de preservar suas edificações históricas, obrigação essa imposta pelo tombamento, bem como oferecer melhores condições de uso e de segurança aos docentes, alunos e colaboradores, a Faculdade de Medicina da USP inicia hoje (2/04) a parte final das obras de melhoria e readequação em algumas de suas dependências. A operação já vem sendo feita em etapas para não prejudicar a mobilidade de veículos e pessoas e inclui a recuperação do estacionamento, pintura de fachadas e iluminação do campus.

O Diretor Executivo da FMUSP, Dr. Felipe Neme de Souza, explica que essas ações foram planejadas ao longo dos dois últimos anos e tiveram início no final de 2017 com base no processo autorizativo realizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico Artístico e Turístico - CONDEPHAAT. Em sua essência, tais obras possuem natureza de recuperação e manutenção da Faculdade de Medicina, oferecendo, ao final, melhores condições de mobilidade, utilização e segurança – atrelado ao cumprimento do dever institucional de preservar suas instalações.  

Segundo o Diretor Executivo da FMUSP, passados 10 anos da conclusão do restauro da Faculdade de Medicina e, superadas algumas intervenções estruturais importantes, como substituição de telhas, calhas, instalação de redes de combate a incêndio, espaço para armazenamento de freezers, entrega de novos espaços didáticos e a implantação de grupo gerador responsável por atender toda a instituição; ações nas áreas externas como a recuperação da fachada, do pavimento do estacionamento, do sistema de iluminação e sinalização concluem parte das intervenções pendentes e necessárias na FMUSP.

Para o arquiteto Felipe Regra, da assessoria de Engenharia e Projetos da FMUSP, as obras no estacionamento buscam melhorar a drenagem do pavimento a fim de facilitar o escoamento de águas pluviais. Além disso, algumas árvores condenadas por parasitas, e que oferecem sérios riscos às pessoas, serão retiradas preventivamente. As etapas do trabalho preveem um remanejamento de vagas e o isolamento de um dos caminhos para pedestres. Entre as melhorias previstas estão o aumento geral do número de vagas para veículos, incluindo o das vagas preferenciais reservadas a idosos, gestantes e a pessoas com deficiência, além da sinalização de acordo com a nova identidade visual da instituição. A ideia é proporcionar mais conforto e segurança para todos os usuários.

O arquiteto informa ainda que será realizado o restauro das fachadas tanto da faculdade quanto do Instituo Oscar Freire. Esse serviço inclui a lavagem e a pintura de esquadrias (janelas e portas externas) e a recuperação de condutores de água pluvial.  Além disso, será recuperado e modernizado o sistema de iluminação cênica da fachada da FMUSP, com a troca de refletores e do próprio sistema de controle da iluminação, segundo a assessoria.