O estudo “Three-quarters attack rate of SARS-CoV-2 in the Brazilian Amazon during a largely unmitigated epidemic”, que discorre sobre a rápida disseminação da Covid-19 no estado do Amazonas, foi publicado em 8 de dezembro de 2020, na revista científica Science. Como resultado final, a pesquisa aponta que quando mal controlado, o coronavírus pode infectar uma grande fração da população causando alta mortalidade.
O trabalho foi realizado em conjunto com pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Brasil - representado pelo grupo de estudos da Profa. Ester Cerdeira Sabino, do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e líder do projeto Cadde (Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus), financiado pela FAPESP.
“Esta pesquisa buscou entender quantas pessoas se infectaram (taxa de ataque) por SARS-CoV2 em São Paulo e Manaus e foi possível graças a estudos de longa duração como o projeto REDS que analisa dados de hemocentros do Brasil desde 2007”, complementou a Profa. Ester Sabino.
Mais detalhes do estudo na matéria publicada no Jornal da USP: https://jornal.usp.br/ciencias/mesmo-com-76-de-infectados-epidemia-em-manaus-nao-acabou/
Estudo na íntegra na Science: https://science.sciencemag.org/content/early/2020/12/07/science.abe9728