Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) teve a aprovação de um artigo científico, denominado “An emerging class of air pollutantes: Potential effects of microplastics to respiratory human health?”, e sua publicação na revista Science of The Total Environment (STOTEN), da Elsevier, em 13 de agosto de 2020.
“O artigo aborda o papel dos microplásticos no ar, detectados em todo mundo, como um poluente emergente com ênfase nos potenciais efeitos deletérios que podem ter na saúde respiratória quando inalados. A nossa revisão busca mostrar os principais resultados dentro deste escopo, a partir de uma literatura que surgiu muito recentemente, entre 2016 e 2017”, afirma a Profa. Thais Mauad, Associada do Departamento de Patologia da FMUSP e supervisora do estudo.
Luís Fernando Amato Lourenço, pesquisador e pós-doutorando do Departamento de Patologia da FMUSP, afirma que, “as investigações sobre microplásticos no ar ainda são bem recentes e não se sabe a real extensão dos efeitos na saúde humana, por isso, a importância das investigações”. Ele ainda complementa: “o periódico STOTEN possui um fator de impacto de 6.55 (este número mede o quanto os artigos publicados são citados em outros estudos), sendo um valor bastante relevante na área de saúde ambiental”.
No momento, a busca é pelo entendimento das características de exposição, como concentrações e morfologia destas partículas em ambiente interno e externo na cidade de São Paulo e em tecido pulmonar humano. É um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e faz parte do pós-doutorado do beneficiário Luís Fernando Amato e a pesquisadora responsável Profa. Thais Mauad: Identificação e caracterização físico-química de microplásticos ambientais na atmosfera e em tecido pulmonar humano (https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/187050//).
Leia o artigo científico publicado pela STOTEN, da Elsevier, em: https://authors.elsevier.com/sd/article/S0048-9697(20)35205-0