Notícias

American College of Allergy, Asthma and Immunology classificou o trabalho como capaz de mudar a prática clínica

O tratamento de pessoas com asma moderada ou grave pode mudar a partir de nova pesquisa coordenada pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO) da FMUSP, feita em colaboração entre as disciplinas de Pneumologia e de Alergia e Imunologia do HCFMUSP. O trabalho publicado na revista científica The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice foi considerado pelo American College of Allergy, Asthma and Immunology como um estudo que muda a prática clínica, por mostrar a quantidade mínima de atividade física para favorecer o controle da doença.

Segundo o coordenador do projeto temático, Prof. Dr. Celso Ricardo Fernandes de Carvalho, a pesquisa buscou entender de forma aprofundada como mesclar atividades físicas e sedentarismo, pode modular os sintomas da asma, tais como: dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, e tosse seca.

“Até hoje é muito comum pensar que pessoas com asma devem evitar a prática de exercício em função da doença, porém o artigo comprova que uma vida fisicamente ativa, com caminhadas diárias com mais de 7.500 passos, contribui para um controle maior dos sintomas”, explicou o Dr. Fabiano Francisco de Lima, aluno de pós-doutorado da Faculdade e coautor da pesquisa. Esse controle pôde ser observado mesmo entre pessoas que realizam caminhadas, mas que trabalham o dia todo sentadas.

A atividade física ainda é vista com receio por parte da população, porque pessoas com asma sofrem a contração de músculos das vias aéreas durante as crises. A pesquisa, que foi financiada pela FAPESP e pelo CNPq, reforça a importância da prática de atividades como a caminhada, além de recomendar que profissionais de saúde também tenham um olhar mais direcionado para sintomas de ansiedade, como forma adicional ao tratamento medicamentoso para controlar a asma.

Para conferir o estudo, acesse: https://www.jaci-inpractice.org/article/S2213-2198(24)00274-5/abstract#%20

Assessoria de Comunicação & Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br