Notícias

Gustavo Rosa Gameiro, ex-aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pesquisador voluntário do CEDEM (Centro do Desenvolvimento de Educação Médica), participou recentemente da prestigiosa Lindau Nobel Laureate Meeting, uma conferência internacional que reúne laureados do Prêmio Nobel e jovens pesquisadores de todo o mundo. A 72ª edição do evento foi realizada em Lindau, na Alemanha, entre os dias 30 de junho e 5 de julho de 2023.

”Foi sem dúvida uma das semanas mais intensas da minha vida. Conversando com os laureados, percebemos uma grande diversidade de caminhos, por vezes bastante sinuosos, porém com um denominador comum: a curiosidade, a paixão pela ciência e a vontade de impactar a sociedade”, diz Gameiro.

Atualmente o pesquisador realiza doutorado no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em projeto colaborativo com o Laboratório de Investigação em Neurologia (LIM/15), vinculado ao Hospital das Clínicas da FMUSP.  Como integrante do CEDEM, participou da elaboração da primeira proposta do programa “Experiência HCFMUSP na Prática”, atividade de atualização para alunos de graduação em Medicina do 4º ao 6º ano de todo o Brasil.

A Lindau Nobel Laureate Meeting deste ano contou com a participação de 635 jovens cientistas. Além de Gustavo, outros quatro nomes integraram a comissão de brasileiros: Francisco Isaac Fernandes Gomes e Júlia Teixeira de Castro, da Universidade de São Paulo, Thomaz Pinoti Barbosa, da Universidade de Copenhagen, e Taissa de Matos Kasahara, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Durante o encontro, foram abordados diversos temas, com ênfase em questões como diversidade, aquecimento global e inteligência artificial.

Em um dos destaques da experiência, Gameiro teve a oportunidade de jantar duas vezes com o Professor Sir Richard John Roberts, laureado em 1993 com o Nobel de Fisiologia ou Medicina por sua descoberta do processo de splicing do RNA. ”Ele falou muito da importância e dever que temos, como profissionais da saúde, em advogar pela ciência e do potencial que essa geração tem de impactar a sociedade”, diz o jovem cientista. ”Gostaria de passar essa energia e motivação para a comunidade da FMUSP.”

Ao centro, Condessa Bettina Bernadotte, Presidente do Conselho da Fundação Lindau Nobel
Pesquisadores brasileiros em Lindau
.Profa. Frances Arnold
Profa. Emmanuelle Charpentier