Notícias

A Expedição Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Força Aérea Brasileira, realizou uma viagem para Barra do Garças, em Mato Grosso, com o objetivo de oferecer atendimento clínico e cirúrgico de qualidade para a população. É a décima expedição anual  realizada por mais de 70 voluntários, entre professores, médicos e residentes da FMUSP que conseguiu transportar mais de 1,7 toneladas de equipamentos e medicamentos. Durante a jornada, foram realizados 300 atendimentos clínicos, 117 cirurgias, 270 atendimentos ginecológicos e 1.005 exames de ultrassom, entre outros serviços que serão retratados na minissérie.

Luiz Felipe Tojal, membro da diretoria da Expedição Cirúrgica, destacou a importância do projeto para a sociedade, pois além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, também trata patologias incapacitantes, como endometriose e incontinência urinária. Além disso, a expedição também proporciona aprendizado para as equipes dos hospitais locais, que aprendem a lidar com um grande fluxo de pacientes de forma humanizada.

A Associação formada por alunos e professores da Faculdade de Medicina da USP tem como objetivo garantir através do ensino, assistência e pesquisa, os futuros médicos e suas capacidades em áreas como ginecologia, anestesiologia, radiologia, cirurgia geral, patologia, entre outras, visando o acesso à saúde e a difusão de conhecimento, além de incentivar a iniciação científica.



“Nossa missão é contribuir para a formação social, acadêmica e profissional dos alunos da universidade, por meio de ações que visam a melhoria das condições de saúde de populações vulneráveis do Brasi; além de deixar um  forte legado na região que visitamos no sentido de criarmos polos de cirurgia minimamente invasiva no País” 
comenta o Professor Doutor Maurício Abrão, Idealizador da Expedição Cirúrgica.

Assessoria de Comunicação e Imprensa 

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br