A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) completou 110 anos de excelência e pioneirismo no Ensino, na Pesquisa e Extensão, no dia 19 de dezembro de 2022, com uma solenidade realizada no Teatro, sendo a primeira de outras que serão realizadas no próximo ano. Anos de ciência, atividades acadêmicas, serviços de assistência e evidência do corpo docente e discentes foram exaltados. Além da homenagem feita aos ex-diretores vivos, que receberam os cumprimentos e uma medalha pela dedicação à Faculdade.

O evento foi iniciado com a execução do Hino Nacional por um quinteto de cordas e a soprano Mirian Duarte. A Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP, deu as boas-vindas: “Estamos em festa para comemorar os 110 anos de história, de muito trabalho e conquistas, sempre em prol do bem maior, que é a sociedade”.

O Prof. Emérito Silvano Mário Atílio Raia relatou alguns fatos marcantes e o Prof. Giovanni Guido Cerri do Departamento de Radiologia e Oncologia falou das oportunidades que o futuro promissor apresenta à Instituição.

Participaram também a Profa. Maria Arminda Nascimento Arruda, Vice-Reitora da USP, o Prof. Paulo M. Pêgo Fernandes, Vice-Diretor da FMUSP, a Profa. Angelita Haber-Gama, Emérita da FMUSP, o Dr. Jean Gorinchteyn, Secretário da Saúde do Estado de SP e o Dr. Mauricio Serpa, Secretário Adjunto na Secretaria Municipal de Saúde.

A Profa. Eloisa Bonfá destacou o fortalecimento da inovação e internacionalização ocorridos nos últimos anos e o fato da Faculdade de Medicina ter ficado mais diversa e inclusiva, já que, hoje as cotas sociais e raciais representam 50% das vagas de Medicina, “o que garante um grande passo para a almejada mobilidade social por meio da educação de qualidade”. Ela ainda comentou, “temos muito orgulho dessa casa que tem como missão principal transformar a vida das pessoas, da comunidade e fazer a ciência avançar”.

Os ex-diretores agraciados com a Medalha Arnaldo Vieira de Carvalho, edição comemorativa, cunhada para celebração de eventos após o centenário da FMUSP, foram: Prof. Silvano Raia, de 1982 a 1986; Prof. Marcello Marcondes Machado, de 1994 a 1998; Prof. Irineu Tadeu Velasco, de 1998 a 2002; Prof. Giovanni Cerri, de 2002 a 2006 e 2010 a 2014; Prof. Marcos Boulos, de 2006 a 2010, que não pode comparecer ao evento, mas receberá a medalha; Prof. Jose Otavio Costa Auler Junior, de 2014 a 2018; e o Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, de 2018 a 2022.

A FMUSP

Fundada em 1912 e implantada em 1913, a FMUSP foi a primeira Escola de Medicina do Estado de São Paulo, concebida a partir de uma parceria entre o Governo e a Fundação Rockfeller. Inaugurou o seu prédio sede em 1931. No ano de 1934, passou a integrar a Universidade de São Paulo, que teve o seu decreto de criação assinado na Sala da Congregação da FMUSP.

Consolidou-se como um dos maiores centros de pesquisa médico-científicas do país, com média de 3.600 artigos científicos publicados anualmente, 230 grupos de pesquisas e uma expressiva produção intelectual de impacto nacional e internacional.

A Faculdade oferece, atualmente, cinco cursos de graduação, com mais de 1.400 alunos nos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Física Médica; 1.800 alunos na Pós-Graduação; 1.600 na Residência Médica; e outros. Possui 17 departamentos, 368 professores, diversos centros multidisciplinares e o maior complexo hospitalar da América Latina. O Hospital das Clínicas tem, anualmente, mais de um milhão de consultas ambulatoriais, 232 mil atendimentos de urgência e emergências e 50 mil cirurgias, além de 66 laboratórios de investigação médica.