Notícias


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a relação dos finalistas do Prêmio CAPES de Tese e das Menções Honrosas, edição 2020, em 01 de outubro de 2020, no Diário Oficial da União. Entre eles estão dois trabalhos de conclusão de doutorado de programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). No total, a USP foi comtemplada com 12 prêmios e 14 menções honrosas em 22 das 49 áreas de avaliação.

Os vencedores são os autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2019, sendo considerada a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, além da inovação e o valor agregado pelo sistema educacional. Destes finalistas serão selecionados três para receberem o Grande Prêmio, um laureado para cada grande área do conhecimento (Ciências da Vida, Humanidades e Exatas), que será realizado em dezembro de 2020. A organização é da CAPES, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, Comissão Fulbright Brasil e o Instituto Serrapilheira.

Entre os trabalhos que receberam o Prêmio CAPES está: Gabriel Romero Liguori, com a tese “Novas Abordagens de Engenharia de Tecidos Para Substituição Vascular”, do programa de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da FMUSP, com orientação do Prof. Luiz Felipe Pinho Moreira e do Prof. Martin Conrad Harmsen. 

Na categoria do Prêmio CAPES Menções Honrosas está: Caio César Araújo Morais, com a tese “Respiração Espontânea Durante Ventilação Em Modelo Experimental Suíno de Lesão Pulmonar Aguda: avaliação da inflamação pulmonar por PET-CT usando dois valores de pressão positiva ao final da expiração”, do programa de Pneumologia da FMUSP, com orientação do Prof. Eduardo Leite Vieira Costa.

A lista completa dos escolhidos e das menções honrosas está disponível em: https://bit.ly/36zKbdn