A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou, no dia 20 de março de 2023, o Simpósio Chat GPT na Saúde, Impactos no Ensino Médico, na Pesquisa e nos Cuidados com o Paciente. O evento foi online, gratuito, e aconteceu das 18h às 20h.
A abertura foi feita pela Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), juntamente com o Prof. Carlos Gilberto Carlotti Jr., Reitor da Universidade de São Paulo.
Durante sua fala, a Profa. Eloisa Bonfá destacou que esse é o primeiro evento com foco amplo no impacto do Chat GPT na Saúde, enfatizando tratar-se de uma mudança que precisa ser aproveitada da melhor forma possível por todos.
Por sua vez, o Reitor afirmou: “Nada melhor do que a Universidade ser um agente do debate e interpretação do que está acontecendo. No caso da inteligência artificial, é necessário entender do que se trata, conhecer as limitações e fazer capacitação para, então, partir para a aplicação”.
Na primeira parte, foram realizadas duas conferências: "Entendendo o Chat GPT", com a moderação do Prof. Raul G. Lima, Pró-Reitor Adjunto de Inovação da USP, e o conferencista Luciano Ramalho, autor do livro Fluent Python, que afirmou que “o momento é de promessas exageradas em relação ao estado atual, mas o custo de treinamentos para uso da ferramenta de forma adequada é muito alto”. Ramalho ainda declarou: “a inteligência artificial como um todo e não apenas o Chat GPT, se bem regulamentada e utilizada, vai proporcionar benefícios incríveis para a humanidade”.
A palestra o “Chat GPT na Saúde” foi moderada pelo Prof. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho do InovaHC e do Conselho Diretor do InRad do HCFMUSP, e proferida pelo Prof. Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina na FMUSP, que discorreu sobre várias aplicabilidades e tecnologias já empregadas na área da saúde e ensino.
A segunda parte do Simpósio foi embasada na questão: "Como o Chat GPT pode influenciar várias áreas da saúde?”, com o objetivo de oferecer uma visão atualizada e geral sobre as aplicações dessa ferramenta, subdivididas em quatro temas:
"Ensino Médico", com a Dra. Patricia Zen Tempski, Coordenadora do Centro de Educação Médica (CEDEM) da FMUSP, e a Profa. Ana Claudia Xavier Latrônico, Presidente da Comissão de Pesquisa da FMUSP.
"Pesquisa", com o Prof. Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP, e a Profa. Ana Claudia Xavier Latrônico, Presidente da Comissão de Pesquisa da FMUSP. Nessa área, o Professor Mello argumentou que apesar “da ferramenta geradora de texto ter um nível bom de qualidade, o caminho entre o potencial e a realidade ainda é bem longo”. Ele ainda não vê como esses sistemas podem se configurar como autores com responsabilidades no uso das informações, na sintetização e, principalmente, na simetria. O Prof. Mello também questiona: “Vamos ter propostas sendo criadas por máquinas e julgadas por máquinas?”.
O terceiro tema, "Cuidados com o Paciente", teve explanação do Prof. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor e da Saúde Digital do HCFMUSP, e painel moderado pelo Prof. Carlos Vicente Serra Jr., Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMUSP.
Por último, a temática "Aspectos legais e éticos" foi proferida por Laís A. de S. Bonilha, Coordenadora da CONEP/CNS, e moderada pelo Prof. Fábio Cabar, Diretor do Instituto de Compliance do HCFMUSP.
O fechamento do evento foi realizado pela Profa. Linamara Battistella, Presidente do Conselho Diretor do IMREA do HCFMUSP, e pela Profa. Eloisa Bonfá, que evidenciou “a análise critica e o ato de recriar como passos extremamente importantes para se fazer uso do Chat GPT” nos dias de hoje.