O Encontro Planejamento Estratégico do Sistema Acadêmico de Saúde 2030 aconteceu ontem, dia 02 de dezembro de 2021, no Instituto de Radiologia (InRad) e teve a participação de mais de 60 pessoas, entre elas diretores, professores, médicos, colaboradores e convidados especiais. Todo o evento seguiu os protocolos sanitários contra a Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento social.
Pela manhã, os participantes assistiram e apresentaram dados e informações de atividades executadas durante a última década em todo o Sistema Acadêmico de Saúde FMUSP-HC. Na parte da tarde, discussões e dinâmicas foram realizadas para a elaboração de metas, processos e diretrizes que vão conduzir a gestão do conglomerado até o ano de 2030. Ao final, um vídeo registrando a mensagem do evento foi apresentado aos participantes.
O Sistema Acadêmico de Saúde é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pelo Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, que promoveram o evento, bem como o Hospital Universitário da USP de média complexidade (atenção secundária); as unidades especializadas Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids, o Centro de Saúde Escola Butantã e Unidades Básicas de Saúde (atenção primária) e as instituições de apoio Fundação Faculdade de Medicina e Fundação Zerbini.
O Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, mencionou que esse evento é uma consequência do Planejamento Estratégico 2020, realizado em 2010, quando foram traçadas metas para os anos futuros anos de gestão de todo o complexo e destacou “as transições de Diretorias sem grandes traumas nos últimos anos mostra que o trabalho tem sido muito bem executado”. Ele ainda complementou: “agradeço aos coordenadores de eixos de trabalhos e todos que fazem esse sonho se tornar realidade”.
O Vice-Diretor da FMUSP, o Prof. Roger Chammas falou que, “na pesquisa conseguimos testar a integração massiva, somos reconhecidos internacionalmente como um centro de excelência em saúde, temos o reconhecimento americano de um ambiente bom para fazer parcerias e que estimula a pesquisa de qualidade”. Ele afirmou, “para que continuemos a brilhar, como fizemos na última década, precisamos continuar com o alinhamento do grande capital humano que temos aqui e avançar por novos desafios que estão por vir. Somos o que somos pela liderança de cada um, muito obrigado pela dedicação à Instituição”.
Além do Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho, o Prof. Roger Chammas, a abertura foi composta pela a Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora Clínica do HCFMUSP, o Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP, o Prof. Flávio Fava de Moraes, Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina, e o Prof. Carlos Alberto Pastore, Diretor Vice-Presidente da Fundação Zerbini.
A Profa. Eloisa Bonfá enalteceu que cada participante do evento foi escolhido como representante de uma comunidade e que a responsabilidade para pensar sobre o HCFMUSP para o futuro é muito grande, ela declarou “a nossa maior força e triunfo é a equipe profissional”. Como uma projeção futura, a Professora citou alguns aspectos que são importantes serem incentivados e implementados, como “a cultura de inovação, a tecnologia da informação, e em razão da globalização, os investimentos na cooperação e integração internacional”.
Hoje (03/12), também seguindo os protocolos sanitários, acontece mais uma edição do Workshop anual Brilho nos Olhos, organizado pela Administração Superior do HCFMUSP, com o objetivo de revisitar as ações administrativas, reavaliar os percursos e melhorar o modelo assistencial do Hospital das Clínicas. Somado ao Encontro Planejamento Estratégico do Sistema Acadêmico de Saúde 2030, os esforços são para manter a credibilidade e progredir no ensino com elevados preceitos éticos, qualidade técnica e humanismo; a primazia da pesquisa; e as atividades de cultura e de extensão de serviços de alta complexidade para a sociedade, dentro dos mais elevados preceitos éticos e morais.