Notícias

O I CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE MEDICINA LEGAL, PERÍCIA MÉDICA E CIÊNCIAS FORENSES, realizado no último dia 13, 14 e 15, no Campus da FMUSP, foi organizado pelo Departamento de Medicina Legal, Bioética, Medicina do Trabalho e Medicina Física e de Reabilitação da Faculdade de Medicina da USP, reunindo profissionais de diversas áreas para compartilhar avanços na medicina legal acolhendo outros eventos significativos, incluindo reuniões das Associações de Medicina Legal e Ciências Forenses da América Latina e da Rede de Serviços Jurídicos e Forenses de Língua Portuguesa.

“Este é um avanço significativo nos nossos esforços para fortalecer o campo da medicina legal na América Latina. Ao trabalharmos juntos, podemos aproveitar a nossa experiência e recursos coletivos para fazer uma diferença real neste campo", disse Prof. Celso Campilongo. 

Na cerimónia solene de abertura, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) assinaram, o acordo de intenções de cooperação para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O acordo também visa proporcionar oportunidades para estudantes, acadêmicos e profissionais adquirirem experiência prática e desenvolverem suas habilidades nessas áreas. Isso será alcançado por meio de estágios, projetos de pesquisa, seminários e outras atividades acadêmicas; o Dr. Celso Campilongo, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, destacou a importância deste acordo de cooperação. 

A intenção de acordo  entre a FMUSP e a FDUSP representa um passo significativo no fortalecimento da colaboração entre as instituições. Ao unir forças, pretendem melhorar a qualidade do ensino, da investigação e das atividades de extensão na área da medicina legal, beneficiando, em última análise, tanto a comunidade académica como a sociedade como um todo. Empenhadas em continuar esta cooperação e contribuir ativamente para o avanço da medicina legal na América Latina, por meio de esforços conjuntos, visam promover a excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como fomentar o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados na área.

O Prof. Paulo Manuel Pêgo Fernandes, Vice-Diretor e representante da Faculdade de Medicina da USP, destacou afirmando:
"Através desta cooperação, esperamos fomentar uma cultura de pesquisa e inovação em medicina legal e ciências forenses.
Acreditamos que esta abordagem interdisciplinar beneficiará nossos estudantes, nossas instituições e, em última análise, a comunidade em geral."

Espera-se que a cooperação entre a FMUSP e a FDUSP crie uma plataforma forte para o desenvolvimento e avanço da medicina legal e das ciências forenses na América Latina. Promoverá também um ambiente propício à investigação, à inovação e à troca de ideias, contribuindo assim para o desenvolvimento global do domínio. A implementação do Protocolo de Intenções foi coordenada pelo Prof. Celso Campilongo, Diretor da FDUSP, Prof. Paulo Pego Vice-Diretor da FMUSP, Dr. Arnaldo Hossepian Diretor-Presidente da FFM, Prof. Ivan Dieb Miziara da FMUSP, e pelo Prof. Dr. Sérgio Salomão Shecaira: 

“Há a necessidade de nos unirmos para melhor nos conhecermos, interagimos com a troca de experiências na solução de nossos problemas e traçarmos perspectivas para o nosso futuro, além de desenvolvermos amizades e parcerias em todo o continente”, ressalta, acrescentando que no Congresso teremos a presença de professores e profissionais dos 5 continentes, numa ampla rede de contatos que engrandecem a Medicina Legal e a Perícia Médica Brasileira.


IOF - Instituto Oscar Freire

Prestação de serviços à comunidade: CEARAS, SSO, Projeto Caminho de Volta e Rede ANSP

A Direção do Congresso e da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM) entendem que a parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), por meio do Instituto Oscar Freire (IOF), é de suma importância, pois foi o Professor Oscar Freire quem introduziu a Medicina Legal em São Paulo e promoveu a disciplina de Medicina Legal, dando a ela o caráter imprescindível que carrega hoje, nacionalmente. O professor Oscar Freire teve papel crucial na modificação da Medicina Legal em São Paulo e na promoção da disciplina, conferindo-lhe o caráter imperativo que hoje carrega nacionalmente.

Para o Prof. Dr. José Jozefran Berto Freire, Presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica e Presidente da Academia Nacional de Medicina Legal, o professor Oscar deixou o fundamento da Escola Médico Legal de São Paulo na pessoa de Flamínio Fávero, o maior doutrinador da Medicina Legal na América Latina.


“Nesta base doutrinária e na longa e importante história para a Medicina Legal está a causa do Congresso Latino Americano ser realizado onde nasceu a Medicina Legal paulista”, destaca o Prof. Dr. José Jozefran Berto Freire, Presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica e Presidente da Academia Nacional de Medicina Legal.

Ele lembra, ainda, que a América Latina, incluindo o Brasil, vive momentos difíceis, inclusive na área médico legal, daí a necessidade de criação de uma Federação de sociedades latinas voltada à Medicina Legal e Perícia Médica, unindo forças e saberes. 

Prof. Ivan Dieb Miziara,  Prof. Ivan Dieb Miziara, Profa. Linamara Battistella e Prof. Celso Campilongo.

 Profa. Linamara Battistella

Prof. Celso Campilongo

Matéria: Comunicação e Imprensa FMUSP. 

Matéria: Comunicação e Imprensa.