Na cerimónia solene de abertura, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) assinaram, o acordo de intenções de cooperação para atividades de ensino, pesquisa e extensão. O acordo também visa proporcionar oportunidades para estudantes, acadêmicos e profissionais adquirirem experiência prática e desenvolverem suas habilidades nessas áreas. Isso será alcançado por meio de estágios, projetos de pesquisa, seminários e outras atividades acadêmicas; o Dr. Celso Campilongo, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, destacou a importância deste acordo de cooperação.
A intenção de acordo entre a FMUSP e a FDUSP representa um passo significativo no fortalecimento da colaboração entre as instituições. Ao unir forças, pretendem melhorar a qualidade do ensino, da investigação e das atividades de extensão na área da medicina legal, beneficiando, em última análise, tanto a comunidade académica como a sociedade como um todo. Empenhadas em continuar esta cooperação e contribuir ativamente para o avanço da medicina legal na América Latina, por meio de esforços conjuntos, visam promover a excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como fomentar o desenvolvimento de profissionais altamente qualificados na área.
O Prof. Paulo Manuel Pêgo Fernandes, Vice-Diretor e representante da Faculdade de Medicina da USP, destacou afirmando:
"Através desta cooperação, esperamos fomentar uma cultura de pesquisa e inovação em medicina legal e ciências forenses.
Acreditamos que esta abordagem interdisciplinar beneficiará nossos estudantes, nossas instituições e, em última análise, a comunidade em geral."
Espera-se que a cooperação entre a FMUSP e a FDUSP crie uma plataforma forte para o desenvolvimento e avanço da medicina legal e das ciências forenses na América Latina. Promoverá também um ambiente propício à investigação, à inovação e à troca de ideias, contribuindo assim para o desenvolvimento global do domínio. A implementação do Protocolo de Intenções foi coordenada pelo Prof. Celso Campilongo, Diretor da FDUSP, Prof. Paulo Pego Vice-Diretor da FMUSP, Dr. Arnaldo Hossepian Diretor-Presidente da FFM, Prof. Ivan Dieb Miziara da FMUSP, e pelo Prof. Dr. Sérgio Salomão Shecaira:
“Há a necessidade de nos unirmos para melhor nos conhecermos, interagimos com a troca de experiências na solução de nossos problemas e traçarmos perspectivas para o nosso futuro, além de desenvolvermos amizades e parcerias em todo o continente”, ressalta, acrescentando que no Congresso teremos a presença de professores e profissionais dos 5 continentes, numa ampla rede de contatos que engrandecem a Medicina Legal e a Perícia Médica Brasileira.