Notícias

Um memorando de entendimento foi estabelecido entre a Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Física (IF) da USP e a University of Florida, em sessão solene que aconteceu no dia 17 de maio de 2023, na FMUSP. O convênio assinado tem o propósito de definir uma base sólida para esforços colaborativos, o que irá facilitar as pesquisas em conjunto, os intercâmbios acadêmicos e várias outras atividades, que por meio da troca de conhecimento entre as três instituições poderá reunir novas perspectivas e avanços para a melhoria da saúde e o bem-estar das pessoas. 

O Prof. Roger Chammas, do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP,  afirmou que a data é especial, porque é um marco dos esforços de longa data do Prof. Eduardo Massad e do Prof. Tarcisio E. P. Barros Filho, que se dedicaram para a consolidação e criação do curso de Física Médica, um dos poucos na USP que conta com a colaboração de duas instituições, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Física. O Prof. Chammas ainda falou sobre as motivações que levaram ao início da oferta do curso: “queremos não apenas ensinar Física Médica e capacitar profissionais atualizados com as demandas do mercado, mas também profissionais críticos, que façam a diferença no mundo e, principalmente, como premissa da Universidade de São Paulo, formar pesquisadores”.

Em um primeiro momento, o Prof. Manuel Arreola, Vice-Presidente da Divisão de Física, Professor Assistente e Chefe de Física Médica Clínica e Diretor do Programa de Pós-Graduação de Física Médica e a Profa. Izabella Barreto, Assistente de Física Médica Clínica e Diretora do Programa de Residência de Graduação, ambos da Faculdade de Medicina da University of Florida foram recepcionado na Sala da Diretoria pela Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP. Também estiveram presentes o Prof. Roger Chammas, o Prof. Paulo Roberto Costa, do Departamento de Física Nuclear do IFUSP, o Prof. Manfredo Harri Tabacniks, Diretor do IFUSP.

Na sequência, eles seguiram para a Sala da Congregação, onde a assinatura do convênio acadêmico foi realizada publicamente e conto com a participação de alunos da graduação e residência médica, pesquisadores e professores do IFUSP e da FMUSP na plateia. Juntaram-se à mesa de autoridades, a Profa. Elisabeth Mateus Yoshumura, Coordenadora da Comissão de Coordenação do curso de Física Médica do IFUSP com a FMUSP e a Profa. Valeria Aoki, Presidente da Comissão de Relações Institucionais da FMUSP. 

O Prof. Manuel Arreola disse: “estou orgulhoso de darmos o primeiro passo nessa colaboração e animado, porque temos missões parecidas entre a University of Florida e a USP. A primordial missão clínica é promover os melhores cuidados ao paciente para toda a população. A missão acadêmica é formar uma nova geração de físicos que juntem todo o saber da física com a clínica médica. Além da missão de pesquisa, que possui em essência o avanço contínuo pela ciência, tecnologia, tratamento e diagnóstico”. 

O convênio entre a FMUSP, o IFUSP e University of Florida permitirá a realização de trabalhos mais abrangentes e multidisciplinares, com a abertura de muitas oportunidades. O Prof. Paulo Costa, do IFUSP, citou que o sonho dele é ver alunos, residentes, professores, pesquisadores e profissionais experientes, todos misturados produzindo conhecimento e gerando oportunidades.