Notícias

A Faculdade de Medicina da USP informa, com pesar, o falecimento do Professor Emérito Jorge Alberto Fonseca Caldeira, aos 91 anos, neste domingo, dia 29 de setembro.

Nascido em São Paulo (SP), em 27 de novembro de 1927, o Prof. Jorge Caldeira teve uma participação de destaque na Oftalmologia, principalmente na subespecialidade de estrabismo. Em 1953, recebeu bolsa de estudos da Kellogg Foundation, tendo sido fellow-in-residence no Wilmer Institute da Johns Hopkins University, EUA. Em 1961, recebeu outra bolsa da mesma instituição para aperfeiçoamento em perturbações da motilidade ocular extrínseca.

Em 1956, obteve o título de doutor em Medicina com a tese "Contribuição para o Estudo das Paralisias Adquiridas do Nervus Oculomotorius com Preservação do Reflexo Pupilar à Luz. Em, 1965, obteve o título de livre-docente em concurso junto à FMUSP, com a tese "Influência de Hipnalgésicos na Pressão Ocular do Coelho". Em 1983, tornou-se Professor Titular de Clínica Oftalmológica da FMUSP.

O velório aconteceu neste domingo no Teatro da Faculdade de Medicina da USP e o sepultamento no Cemitério São Paulo. A missa de sétimo dia será no próximo sábado, dia 05 de outubro, às 12h15 na igreja de São Domingos, na Rua Caiubi, 164, em Perdizes.