A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) informa, com pesar, o falecimento do Prof. Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães, sepultado no dia 24 de janeiro de 2022, no Cemitério Santíssimo Sacramento. A Diretoria da FMUSP presta solidariedade e dirige os mais profundos sentimentos aos familiares, amigos e a todos que conviveram com o Prof. Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães.
O Prof. Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães graduou-se pela FMUSP, em 1952. Defendeu tese de doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em 1957, sendo aprovado com nota 10 e recebeu o Prêmio José Pinto Alves da Associação Paulista de Medicina como melhor trabalho do ano sobre doenças tropicais. Ingressou como Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo, em 1967, tornando-se Membro Emérito e primeiro ocupante da cadeira nº 49. Ele foi aprovado em concurso público como Livre-Docente da FMUSP, em 1973 e, para o cargo de Professor Titular em Radiologia, em 1980.
Atuou como Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP, no período de 1990 a 1994, e como Diretor em exercício entre fevereiro e outubro de 1992, quando o então Diretor, Prof. Adib Jatene, foi Ministro da Saúde. Foi Membro e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas (HC). Em 1994, ele criou e estruturou o Instituto de Radiologia do HCFMUSP, sendo o primeiro Presidente do seu Conselho Diretor. Aposentou-se em 1995, tendo recebido o título de Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Assista aqui ao vídeo do Prof. Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães, no Ensaios de Memórias.
A missa de sétimo dia será realizada na próxima terça-feira, dia 01 de fevereiro de 2022, às 13h15, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, localizada na Praça Nossa Sra. do Brasil, 01, no Jardim América, em São Paulo.