Notícias

Conselho Consultivo, formado por 30 membros representantes da comunidade acadêmica da Universidade de São Paulo e da sociedade civil, tem por objetivo colaborar com os objetivos estatutários da Instituição

A Fundação Faculdade de Medicina (FFM) empossou cinco novos membros do Conselho Consultivo, na última segunda-feira, dia 26 de junho, na Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Os novos integrantes foram escolhidos pelo Conselho Curador e completaram o quadro de 30 conselheiros, formado por representantes da comunidade acadêmica e de diferentes segmentos da sociedade civil.

O Conselho Consultivo tem por finalidade colaborar na realização dos objetivos estatutários da FFM. Tomaram posse os conselheiros: Secretário de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Eleuses Vieira de Paiva; Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Dr. Enrique Ricardo Lewandowski; Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente da Lopes Consultoria de Imóveis, Dr. Francisco Lopes Neto; Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Eng. Gilberto Kassab; e a Presidente do Grupo Crefisa e Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Dra. Leila Mejdalani Pereira.

Na abertura da cerimônia de posse, a importância das fundações foi destacada pelo Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Júnior. “Entendo as fundações como um braço para colaborar, para agilizar e para complementar as atividades realizadas dentro da administração pública. Acredito que todo gestor sabe o quanto colaboram, o quanto facilitam, o quanto permitem uma gestão pública de qualidade”, disse. O Reitor parabenizou a iniciativa da FFM em buscar várias visões por meio do Conselho Consultivo.

A Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Curador da FFM, Profa. Eloisa Bonfá, ressaltou o papel da Fundação Faculdade de Medicina durante a pandemia, destacando que sua agilidade foi crucial para o atendimento de mais de 12 mil pacientes graves no Complexo HC com Covid-19. “Nós não teríamos condições de mais do que dobrar o número de funcionários, de 3 mil para mais de 7 mil para atender a demanda da Covid-19, em um período próximo de 15 dias. E, em um espaço de 45 dias, nós transformamos o hospital de 85 leitos de UTI para quase 300. Isso só foi possível porque nós conseguimos contratar e treinar pessoas em tempo recorde com a ajuda da Fundação”, recordou. A Diretora enfatizou ainda que a FFM continua sendo um pilar importante para dar acesso à população ao melhor da assistência.

O Diretor-Presidente da FFM, Dr. Arnaldo Hossepian Junior, abordou a importância do Conselho Consultivo para a Fundação, FMUSP e Complexo do Hospital das Clínicas. “O Conselho Consultivo tem a missão de orientar os caminhos que a Fundação Faculdade de Medicina deve percorrer. Todos os conselheiros prestaram relevantes serviços ao nosso Brasil e isso nos inspira a trabalhar cada vez melhor. A função da FFM é oportunizar que esse Complexo, referência nacional e internacional, possa cada vez mais crescer e se desenvolver com agilidade. Nosso dever é fazer isso com a maior presteza e na maior velocidade possível”, ressaltou.

Conselheiros

Representando a área jurídica, o conselheiro Dr. Ricardo Lewandowski ressaltou a participação da sociedade por meio das fundações. ”A nossa Constituição de 1988 enumera algumas hipóteses que os cidadãos participam da gestão da coisa pública. Portanto, a regra hoje, o espírito, o ethos da Constituição é a participação da cidadania na tomada de decisões. Penso então que esta Fundação traduz justamente esse espírito porque seus dirigentes tiveram o cuidado de fazer com que seus Conselhos sejam o mais representativo da sociedade brasileira e, portanto, o mais democrático possível. Parabenizo os dirigentes pela clarividência, por essa sintonia com a Constituição brasileira.”

Representantes da iniciativa privada, Dra. Leila Mejdalani Pereira e Dr. Francisco Lopes Neto destacaram como suas experiências no ramo do empreendedorismo podem colaborar com novos olhares para a gestão da FFM. “Me sinto honrada em contribuir como empresária e como cidadã”, afirmou Dra. Leila, que disse admirar o trabalho do HCFMUSP e já ter contribuído financeiramente com o Complexo, apoiando a reforma do setor de transplantes do hospital. “Olharemos além do que já é feito, neste lugar que concentra os grandes médicos do país”, disse Dr. Francisco.

Do setor público, Eng. Gilberto Kassab citou a importância de todo Sistema Acadêmico FMUSP-HC. “Aqui temos a mãe de todas as instituições de saúde, aqui se formaram grandes médicos e nasceram as diretrizes para uma saúde melhor no Brasil. Espero que a gente possa contribuir para melhorar as condições daqui e, consequentemente, todo o serviço público do país.”

Também estiveram presentes na cerimônia o Conselheiro e Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Renato Martins Costa;; Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo, Dr. Florisvaldo Fiorentino Junior; Membro do Conselho Fiscal da FFM e Subprocurador-Geral de Justiça de Políticas Cíveis e de Tutela Coletiva do MPSP, Prof. Dr. Vidal Serrano Nunes Junior; Presidente da Associação Paulista de Magistrados; Dra. Vanessa Ribeiro Mateus; e o Conselheiro Nacional do Ministério Público, Juiz de Direito Dr. Jayme Martins.

Confira a lista de todos os membros do Conselho Consultivo aqui.