Notícias

Pesquisa contribuirá para o mapeamento das dinâmicas internas da Instituição

No dia 17 de junho, a Faculdade de Medicina da USP iniciou o processo de avaliação da sua Cultura de Humanização, sob a coordenação da Profa. Dra. Izabel Cristina Rios, responsável pelo Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP. Este programa tem como objetivo reconhecer, estimular e orientar práticas humanizadoras nos serviços de assistência e de ensino na área da saúde.

Uma instituição humanizada, com Cultura de Humanização, é aquela em que as relações entre as pessoas são estabelecidas por valores como respeito, empatia, ética, solidariedade e colaboração.

Segundo a Profa. Izabel Rios, a pesquisa visa ao mapeamento completo das dinâmicas internas, que inclui todas as interações da instituição: entre alunos, professores, gestores e colaboradores.  “A humanização é a arte de conviver e o reconhecimento da instituição será resultado de um esforço coletivo, pois este projeto não pertence apenas à Profa. Izabel, mas a todos nós.” conclui.

A metodologia vai revelar a presença (ou não) dos elementos de humanização evidenciáveis que promovem ambientes educacionais com menos conflitos, mais confiáveis e modeladores do profissionalismo e das boas práticas em saúde. 

Além disso, vai fornecer informações úteis para o aperfeiçoamento nas práticas de atenção, ensino e gestão de serviços de saúde.


Assessoria de Comunicação & Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br