A Semana de Recepção aos Calouros 2019 dos cursos de graduação de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), teve início ontem (17/02). Durante o dia, os novos alunos tiveram o primeiro contato com os veteranos e participaram da Feira de Extensões, realizada pela primeira vez no ginásio da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC). A tradicional Cerimônia de Recepção aos Calouros e familiares aconteceu à noite, com a apresentação da Faculdade de Medicina, informações sobre as atividades de apoio aos alunos e algumas apresentações artísticas.
O calouro Renan Andrews, que também foi aprovado nos vestibulares da Unesp e Unicamp, escolheu cursar Medicina na FMUSP pela tradição da instituição e pela importância que o Hospital das Clínicas tem na América Latina. “A recepção dos calouros superou todas as minhas expectativas, achei muito bacana poder conhecer todas as extensões e a política de trote zero é sensacional”, disse Renan Andrews. Emocionada, Ciumara Sousa, mãe do aluno, falou: “Acompanhei todo o esforço do meu filho e hoje estou muito feliz”.
A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo Prof. Milton de Arruda Martins, Presidente da Comissão de Graduação da FMUSP - representando o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Tarcisio Eloy Pessoa de Barros Filho, Profa. Eliane Schochat, Titular no Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Prof. Luiz Henrique Martins Castro, do Núcleo de Apoio ao Estudante da FMUSP, a aluna Maira Mello de Carvalho, Presidente do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), o aluna Thauane de Oliveira Moura, Presidente do Centro Acadêmico Arnaldo Vieira de Carvalho (CAAVC), o aluno Matheus Barradas Ribeiro, Presidente do Departamento Científico (DC), a aluna Isabela Argollo Ferreira, Presidente da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC),o aluno Arthur Bregieiro da Fonseca, Presidente da Associação Atlética Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (AAFOFITO).
A aluna Larissa Miki Tamura, aprovada para o curso de Fonoaudiologia, disse que escolheu a FMUSP porque acredita que terá muitas oportunidades e experiências únicas na instituição. Ela compareceu nas atividades de recepção acompanhada de sua mãe e irmãs. Larissa declarou: “Fomos muito bem recebidas pelos veteranos, isso é legal, porque foi difícil chegar até aqui, tive que estudar muito”.
Nessa semana de recepção o AAAOC tem trabalhado a campanha “Medicina USP contra o Trote”, e o programa “Anjos da Guarda”, onde alunos veteranos ficam responsáveis por realizar o acolhimento de qualquer pessoa que tenha sofrido agressão ou opressão e minimizar os riscos do abuso de álcool em eventos da Atlética.
Geovanna Castanheira, caloura de Medicina, estava acompanhada de seus familiares e contou que se dedicou quatro anos até ser aprovada no vestibular da FMUSP. “Pra mim é um sonho entrar na USP, estou emocionada e ansiosa para as aulas começarem logo”, disse Geovanna.
As atividades de recepção aos novos alunos acontecem ao longo de toda essa semana com o objetivo principal de promover a integração e transmitir os valores e a cultura da Faculdade. A organização foi feita pelos veteranos, representantes dos Centros Acadêmicos e das Atléticas, com o suporte da Diretoria e da Fundação Faculdade de Medicina.