Notícias


A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo lamenta informar o falecimento do Professor Emérito György Miklós Böhm, na data de ontem, dia 18 de outubro de 2022.

O professor György Miklós Böhm ingressou na carreira docente da USP em 1962, na FMRP, aos 26 anos de idade. Em 1977 assumiu a posição de Professor Titular do Departamento de Patologia da FMUSP, contribuindo de forma decisiva para a reformulação do Departamento ocorrida ao longo das décadas de 1970 a 1990. Na época, houve uma divisão de missões entre ele e o Professor Thales de Brito, por possuírem perfis distintos. György dedicando-se mais à Patologia Experimental, enquanto Thales à Patologia Diagnóstica.O Professor György foi um extraordinário professor e um empreendedor do ensino e da pesquisa. Criou na FMUSP, o Laboratório de Poluição Atmosférica, reformou e dirigiu o Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, as disciplinas de Informática Médica e Telemedicina, teve papel fundamental para a consolidação dos Laboratórios de Investigação Médica, ajudou sobremaneira a solidificar o programa de Pós-Graduação em Patologia, criou o Programa de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Comparada (em associação com a FMVZ/USP).

No ambiente de seu laboratório, foram formados vários dos Professores Titulares que atuaram ou ainda atuam na FMUSP. No âmbito administrativo foi a força motriz para o início efetivo das atividades da FFM como seu diretor. Possuía uma cultura polimorfa e variada. Foi um dos criadores da Sociedade Pró-Música de Ribeirão Preto, conselheiro do British Council, contribuindo para diferentes entidades musicais de São Paulo, no campo operístico.

Após sua aposentadoria dedicou-se ainda mais a produzir literatura em áreas como música, cultura e ficção (aspectos que ele já desenvolvia de forma significativa durante seu período de atividade docente). Possuía uma personalidade forte e sentia-se livre para expressar suas opiniões. No dia de hoje, a FMUSP perde um dos seus grandes Professores e o deserto intelectual do Brasil torna-se ainda mais árido.

A família informa que, por desejo do Prof. György Miklós Böhm, não haverá velório e seu corpo já está sendo encaminhado para cremação. Oportunamente, o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP divulgará a realização de uma homenagem ao Prof. György Miklós Böhm.