Notícias


A ouvidora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Alice Abi-Eçab, participou do XIX Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), realizado na Universidade Federal do Paraná, entre os dias 11 e 13 de setembro. Composto por quatro segmentos de atuação profissional em ouvidorias (universidades públicas, universidades privadas, institutos federais e hospitais de ensino), o FNOUH consolidou-se como um espaço significativo de discussões no universo da instituição de ouvidorias, com trocas de experiências entre ouvidores de todo o Brasil.

A oficina “Fluxo das Manifestações de Ouvidoria: Denúncia, Reclamação e Comunicação” foi realizada no primeiro dia do evento, e teve como moderadoras: Alice Abi-Eçab, ouvidora da FMUSP, Janaína Anchieta Costa, ouvidora da Universidade Federal de São Paulo e Maria Augusta Pretti Ramalho, ouvidora da Universidade Estadual de Campinas. As atividades foram diversas, como palestras, debates e grupos divididos por tipo de manifestação de denúncias, que ao final, apresentaram fluxos eficazes e eficientes para a devida tratativa de cada ocorrência. 

Para Alice Abi-Eçab, os espaços de inovação como o FNOUH são fundamentais para o aprimoramento e fortalecimento das ouvidorias brasileiras e sua representação junto à sociedade. “Foi uma honra receber o convite da Diretoria do FNOUH, poder colaborar na construção desse conhecimento, e ressalto o incentivo da Diretoria Executiva para o desenvolvimento da Ouvidoria na FMUSP”, declarou Alice.

Conheça a página da Ouvidoria da FMUSP clicando aqui