Notícias

A Ministra da Saúde, Dra. Nísia Verônica Trindade de Lima, esteve em visita à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no dia 07 de fevereiro de 2023, integrando um evento de cunho acadêmico promovido pela instituição. Reunidos no Teatro da FMUSP, membros da Diretoria da Faculdade, da Reitoria, das Pró-Reitorias, das Diretorias das Unidades da USP, da Administração Superior e Institutos do Hospital das Clínicas (HC), Professores, representantes de entidades estudantis/extensões universitárias e de classe, médicos e autoridades da saúde, agregaram ao encontro.

Na mesa central do palco estiveram presentes: a Profa. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, Diretora da FMUSP, o Prof. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Reitor da Universidade de São Paulo, a Dra. Ana Estela Haddad, Secretária de Informação Digital, o Dr. Helvécio Magalhães, Secretário de Atenção Especializada à Saúde, a Dra. Isabela Cardoso de Matos Pinto, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e o Dr. Eleuses Paiva, Secretário da Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

“A agenda que nos traz aqui hoje é de como o Ministério da Saúde pode retomar a tradição de ser baseado na ciência e se voltar, efetivamente, para o fortalecimento do SUS em nosso país e para uma cooperação internacional à altura do Brasil”, disse a Ministra Nísia Trindade, sob forte aplauso do público.

Durante o encontro foram discutidos temas como o papel do Sistema Único de Saúde, a cobertura vacinal da população brasileira e a missão social da Universidade de São Paulo e suas diferentes áreas de produção de conhecimento.

A Profa. Eloisa Bonfá destacou o trabalho realizado no Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP) durante a pandemia, que atendeu mais de 10 mil pacientes graves com Covid-19. Reforçou também o importante papel dos hospitais terciários nas redes de saúde para garantir a integralidade do cuidado ao paciente. “Ressaltamos que o Complexo HCFMUSP, em 2022, foi responsável por mais de um terço da assistência de alta complexidade na cidade de São Paulo”, disse.

Em seguida, o Reitor Carlos Gilberto Carlotti lembrou que, além do atendimento local, os protocolos criados no HC durante a pandemia impactaram o atendimento em todo o Brasil. “Isso tem que ficar marcado na história da Universidade e da Faculdade de Medicina da USP”, disse. Ademais, colocou a Universidade de São Paulo à disposição para colaborar com o Ministério da Saúde em ações estruturantes e emergenciais.

Em sua fala, a Dra. Nísia Trindade agradeceu a todos pela presença e à FMUSP pela organização do evento. Acentuando que o país passa por um período de “retomada” nas áreas da ciência e da saúde, lamentou a baixa cobertura vacinal da população e conclamou a todos para integrarem um “movimento nacional pela vacinação”.

Concluiu desejando uma colaboração do Ministério que representa com o que é produzido de excelência dentro da Universidade. “É uma agenda de retomada, mas ao mesmo tempo, queremos que seja uma agenda de inovação e fortemente baseada nesse trabalho conjunto com a comunidade científica.”