Em um marco significativo para a inclusão acadêmica e fortalecimento da diversidade na ciência, o Prof. Dr. José Maria Soares Jr, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, conseguiu a aprovação de uma bolsa da FAPESP destinada a alunos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
A bolsa foi concedida a Isaque da Silva Ferreira, um jovem preto, de 25 anos, aluno do 3° ano de medicina da Universidade São Francisco (USF), de Bragança Paulista, que ingressou na universidade por meio do ProUni, com a nota do Enem.
A pesquisa de Isaque Ferreira, orientada pelo Prof. Dr. José Maria Soares Junior, está focada na padronização do cultivo de células de adenocarcinoma mamário, especificamente as linhagens MCF-7 e MDA-MB-231. O estudo investiga o impacto da melatonina na migração dessas células, induzida pela prolactina. O objetivo central é analisar como a melatonina pode afetar a motilidade das células tumorais mamárias estimulada pela prolactina.
Para Isaque, estar envolvido em pesquisa científica na FMUSP é uma oportunidade única, visto que a USF não possui uma cultura forte de pesquisa. "Acredito que essa experiência será um grande diferencial para o meu futuro como médico”, afirma Isaque Ferreira.
O projeto não só representa um avanço na luta contra o câncer de mama, mas também marca um passo importante para a equidade e inclusão no ambiente acadêmico e científico. “Espero que mais colegas se inspirem e submetam seus projetos para bolsas afirmativas”, finaliza o Prof. Dr. José Maria Soares Jr.