Nos dias 16 e 17 de agosto, a Faculdade de Medicina da USP reuniu diretores de instituições da América Latina, África, Europa e dos Estados Unidos para debater inovação e colaboração global. Promovido pela Comissão de Relações Internacionais (CRInt) e com liderança do vice-diretor da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Pego, o evento Building Bridges for the Next 90 Years teve como foco a troca de conhecimentos entre participantes internacionais e destacou a importância da internacionalização na formação de líderes em saúde.
Parte integrante da programação do 90º aniversário da USP, o seminário explorou temas como saúde digital, telemedicina, medicina de precisão e saúde mental. Para a Diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloísa Bonfá, a iniciativa reforçou o pioneirismo da Faculdade em formação acadêmica e investigação científica. “A educação médica é o centro da nossa missão e estou confiante de que os insights aqui compartilhados vão inspirar novas conquistas e colaborações”, afirmou.
O encontro contou com presença de convidados de Angola, África do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Peru e Suécia. A programação incluiu palestras de especialistas, como Dr. Peter Kilmarx, do Fogarty International Center - instituição que integra a rede de Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e atua na promoção de parceiros internacionais, que discutiu cooperações em pesquisas globais e abordou oportunidades de financiamento, além da colaboração para tecnologia e inovação em São Paulo.