A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) participou do Congresso do Conselho Europeu de Ressuscitação (ERC) de 2022, nos dias 16 e 17 de junho em Antuérpia, na Bélgica, por meio do KIDS SAVE LIVES BRASIL (KSLB), projeto coordenado pelas Professoras Naomi Kondo Nakagawa e Maria José Carvalho Carmona, ambas da FMUSP. Também estiveram presentes no evento representantes das associações, sociedades e conselhos de ressuscitação de diversos países, como EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Arábia Saudita, Índia, Reino Unido, Alemanha, Itália, Malta, Bélgica, Singapura, Srilanka, Brasil e França.
O ERC é uma sociedade científica europeia envolvida na definição dos padrões e formação para a reanimação cardiopulmonar (CPR) desde 1989, em colaboração com a Associação Europeia de Escolas de Condução (EFA). Essa associação inclui cerca de 120.000 escolas de condução com cerca de 220.000 instrutores de condução.
Durante o evento, foram discutidos assuntos como equidade e diversidadeem ressuscitação, controle de temperatura após parada cardíaca, auxílio a espectadores e ressuscitação cardiopulmonar sob a perspectiva da Covid-19.
“Estamos unidos mundialmente na iniciativa “World Restart a Heart”, com a mensagem de que duas mãos salvam vidas (através da ressuscitação cardiopulmonar), comemorado no dia 16 de outubro”, diz a Profa. Naomi Kondo Nakagawa.
O World Restart a Heart Day foi fundado com o apoio do Parlamento Europeu no sentido de enfatizar que cada cidadão pode fazer a diferença em caso de paragem cardíaca.
KIDS SAVE LIVES BRASIL
O KSLB é um projeto de inserção social formado por professores, estudantes, pesquisadores e funcionários da FMUSP, da Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e outros voluntários e instrutores de instituições parceiras para desenvolver e difundir para leigos procedimentos de identificação e ações iniciais em situações de urgência, como AVC agudo, parada cardiorrespiratória, engasgo, infarto agudo do miocárdio e afogamentos em ambientes não hospitalares.