Ampliar a acessibilidade em torno dos hospitais ainda é um desafio para os gestores públicos na cidade de São Paulo. A população que se desloca às unidades de saúde enfrenta dificuldades no caminho entre o transporte e o local da consulta. Calçadas mais largas, com espaços para cadeiras de rodas, e a instalação de banheiros públicos estão entre as medidas para minimizar os impactos.
A avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, que recebe diariamente cerca de 45 mil pessoas que acessam o chamado Quarteirão da Saúde, foi a adotada como tema da Virada da Mobilidade São Paulo 2018. O objetivo é que a avenida, onde está localizado o Hospital das Clínicas - o maior da América Latina - e a Faculdade de Medicina da USP, seja transformada, facilitando ainda mais o acesso e visando o bem-estar de quem transita pelo local.
Segundo a Profa. Linamara Rizzo Battistella, titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ideia de humanizar o espaço e buscar soluções de acessibilidade vem crescendo entre as entidades promotoras do evento. Além da Secretaria, a iniciativa envolve a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) e os idealizadores da Virada da Mobilidade São Paulo.
“É muito difícil mudar uma cultura se não tivermos uma vivência prática. A ideia surgiu dentro do IEA, num grande movimento voltado a unir ações de saúde e ambiente. Em vez de esconder os problemas, precisamos evidenciá-los e chamar a sociedade para discutir, envolvendo engenharia de tráfego, comércio local, motoristas, ambulantes, fornecedores e outras figuras importantes para uma transformação sinérgica, não autoritária. Quisemos mostrar de forma lúdica o ganho que o espaço teria com menos carros e mais pessoas”, disse a secretária e professora da FMUSP.
Segundo Linamara, uma grande parcela dos investimentos em saúde se perde quando o poder público e a sociedade não atentam para os determinantes sociais da saúde. “Saúde não é só tratar. Precisamos ir além e identificar determinantes sociais de saúde e qualidade de vida, como acessibilidade, poluição, saneamento, alimentação adequada. Criar espaços acessíveis é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que está no planejamento estratégico do HC e vamos buscar isso”, disse a médica, que por 20 anos dirigiu o Instituto de Medicina de Reabilitação (INREA) do HCFMUSP.
Para o médico patologista Paulo Hilário Nascimento Saldiva, o problema de acessibilidade não é exclusivo do HC. Mas por sua visibilidade, a instituição pode falar em nome de entidades e atores sociais que não aparecem tanto.
“Essas intervenções são um chamamento não apenas para embelezar a cidade, mas para torná-la mais humana para situações em que o sofrimento e a necessidade das pessoas são sempre muito maiores. É preciso diálogo, pois a rua é pública, a calçada é privada, a zeladoria é do município e a segurança é do Estado. Mas o centro de tudo isso deve ser o ser humano”, disse Saldiva, que também é diretor do IEA-USP.
Segundo o diretor da FMUSP, Prof. Jose Otavio Costa Auler Jr., transformar a avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar em um bulevar é uma ideia antiga do Conselho Deliberativo do HC. “O que nos impede é que isso demanda um investimento grande e necessário. Tentamos sensibilizar o poder público e as parcerias privadas para que olhem para esse lugar, que poderia servir de piloto para outros espaços em São Paulo”, disse.
O prefeito do Quadrilátero Saúde-Direito da USP, professor Raymundo Soares de Azevedo Neto, ressaltou a importância da ação conjunta. “Temos realizado inúmeros projetos e a melhor forma de fazer isso é com a sociedade civil organizada. Quando múltiplas pessoas vêm para a rua, é possível transformar a realidade”, disse.
“Uma startup já está trabalhando e promovendo competição para que encontremos soluções para toda a complexidade envolvida nesse espaço”, disse o idealizador da Vidada da Mobilidade São Paulo, Marcio Henrique Nigro, engenheiro formado pela Escola Politécnica (Poli) da USP e criador do site Caronetas.