Temas avançados e dados inéditos em virologia, imunologia, prevenção, tratamento e desenvolvimento de novas vacinas serão apresentados no XIII Curso Avançado de Patogênese do HIV. O curso acontece nos dias 5 e 6 e 9 a 11 de abril, na Faculdade de Medicina da USP.
“Serão 22 pesquisadores internacionais que ministrarão aulas gratuitamente aos participantes. Estamos já no 13° ano de muito sucesso de um curso que traz o que há mais de mais recente na área”, ressalta o professor da FMUSP Esper George Kallas, um dos mais renomados cientistas nas pesquisas de HIV no Brasil.
Adele Benzaken, médica sanitarista e atual diretora do departamento de DST, Aids e Hepatites do Ministério da Saúde, Boris M. Peterlin, da Universidade da Califórnia, São Francisco (EUA), Daniel Kuritzkes, da Universidade de Harvard e chefe da Divisão de Doenças Infecciosas do Brigham and Women's Hospital em Boston (EUA), Lucio Gama, da Universidade Johns Hopkins (EUA), Jorge Kalil, professor de Imunologia Clinica e Alergia da FMUSP e Edecio Cunha Neto, pesquisador do Instituto do Coração (Incor) da FMUSP são apenas alguns dos cientistas convidados.
Voltado a pós-graduandos, pesquisadores, graduandos e profissionais da saúde que trabalham no cuidado voltado à doença, o curso será ministrado em sua maior parte em inglês. O número de vagas está limitado a 300 pessoas. As inscrições, assim como a programação completa, estão disponíveis no site http://www.patogenesedohiv.com.br/
Vale ressaltar que a participação está condicionada à entrega de um quilo de leite em pó para doação a instituições de caridade. O evento, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Alergia e Imunopatologia da FMUSP, traz em sua programação minicursos e oficinas sobre diversos aspectos, incluindo pesquisa clínica e técnicas de pesquisa como a citometria.