Notícias

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP disponibilizou online o guia De cientista para jornalista – noções de comunicação com a mídia, de autoria das jornalistas Luiza Caires e Aline Naoe. A ideia do material é mostrar a estrutura de comunicação da USP e os canais de contato com a mídia, além de oferecer orientações práticas de como a mídia funciona e sua linguagem, ou como fazer um tema virar pauta, a forma de redigir um press release, a rotina dos jornalistas e como lidar de maneira eficiente com eles.

Segundo as autoras, o tema deve atrair o interesse do pesquisador uma vez que “cientistas que usam bem a mídia e estão presentes nos meios de comunicação conquistam bons resultados pessoais e para seus projetos e organizações”. Esta é também uma estratégia de chegar até financiadores de pesquisa, administradores públicos e também outros acadêmicos. “Trata-se menos de se comunicar com a mídia do que de utilizá-la para se comunicar com vários tipos de públicos”, dizem.

As autoras lembram que como parte da sua missão ética, cabe à Universidade tornar o conhecimento e a inovação acessível a um público amplo. Ressaltam que ações de difusão da ciência também ajudam a população a tomar decisões em sua vida diária de maneira mais bem informada, melhorando sua qualidade de vida. Além disso, boas histórias envolvendo ciência podem inspirar o público jovem a seguir a carreira científica, compartilhando da sua paixão pelo conhecimento. “Divulgar a ciência é também valorizar a própria ciência”, finalizam.